Ratinho Jr. anuncia diminuição de secretarias estaduais. (Foto: Reprodução/RICTV)

O governador eleito também informou os nomes que faltavam para compor o quadro de secretários de governo

O governador eleito Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (20), durante apresentação do estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, que irá reduzir as secretarias de governo de 28 para 15. No mesmo evento, ele também anunciou os nomes que faltavam para compor o quadro de secretários de estado da nova gestão, além dos novos presidentes da Sanepar, da Agência Paraná de Desenvolvimento e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Segundo o futuro governador, a escolha dos nomes obedeceram parâmetros técnicos.“Os critérios para a escolha foram capacidade técnica e seriedade. Todos estão comprometidos com esse novo projeto de fazer da gestão do Paraná uma das melhores do Brasil”, afirmou.

Veja o nome e perfil dos anunciados:

Reinhold Stephanes – Secretário de Gestão Pública

Reinhold Stephanes irá assumir a Secretaria de Gestão Pública. (Foto: Divulgação)

Reinhold Stephanes é economista e atua na política deste a década de 70. Foi Secretário de Estado do Paraná, deputado federal por seis gestões e presidente do INPS ( atual INSS). Em 1992 foi nomeado Ministro do Trabalho e Previdência Social e em 1995, Ministro da Previdência e Assistência Social. Em 2007 assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Stephanes foi coordenador do Plano de Governo de Ratinho Junior, coordenador da equipe de transição e vai assumir a nova pasta, que englobará as áreas de orçamento, administração e previdência.

Márcio Nunes – Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Turismo

Márcio Nunes irá assumir a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo. (Foto: Divulgação)

Márcio Nunes é natural de Campo Mourão (PR). É engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, na gestão 1996/2000, onde implantou o Programa Lixo é Real, destaque nacional.

Também foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR. Em janeiro de 2011, Márcio Nunes assumiu a presidência do Instituto das Águas do Paraná, onde implantou programas importantes para o desenvolvimento do interior do Paraná, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias paranaenses, através do Programa Água no Campo.

Norberto Anacleto Ortigara – Secretário da Agricultura

Norberto Ortigara irá assumir a Secretaria da Agricultura. (Foto: Divulgação)

Norberto Ortigara é técnico agrícola e economista com especializações em Economia Rural e Segurança Alimentar. Foi servidor público da SEAB por 40 anos onde construiu uma carreira de sucesso, ocupando as funções de pesquisador, gerente, coordenador, analista, diretor do DERAL, diretor geral e secretário de Estado por sete anos.

Foi presidente e membro de inúmeros conselhos de Administração ou fiscal (COPEL, SANEPAR, Fomento PR, Paranáprevidência, CEASA, CODAPAR, IAPAR, EMATER, ITCG, Águasparaná, ADAPAR, entre outros). Por cinco anos foi secretário municipal de Curitiba e por mais de 25 anos especializou-se em relações do trabalho.

Beto Preto – Secretário de Saúde
Carlos Alberto Gebrin Preto irá assumir a Secretaria de Saúde. (Foto: Divulgação)

Carlos Alberto Gebrin Preto é médico, formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com especialidade em Medicina Nuclear pelo Instituto Rio Preto de Medicina Nuclear. Também é pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade São Camilo; em Medicina de Trânsito pela Universidade de São Paulo (USP); e em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Santa Casa de São Paulo. É o atual prefeito de Apucarana.

Entre 1998 e 2000, foi secretário municipal de Saúde de Apucarana e trabalhou como secretário municipal de Saúde na cidade vizinha de Califórnia, de 2001 a 2002.Foi presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) de 2000 a 2002; diretor institucional do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) de 2001 a 2002; e membro do Conselho Nacional de Saúde, de 2001 a 2002. Foi vice-presidente para a Saúde Pública na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), 1o vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI).

Claudio Stabile – Presidente da Sanepar
Claudio Stabile irá assumir a presidência da Sanepar. (Foto: Divulgação)

Claudio Stabile é natural de São Paulo (SP), advogado, formado em direito pela Faculdade de Estudos Sociais de Cascavel e pós-graduado pela Unilivre e Nantes – Ensa, Architecture/ Université Paris/ Université de Technologie de Compiègne em Sustentabilidade do território urbano paranaense. Possui especialização em Direito Administrativo e ainda pós-graduação latu-sensu em Direito pela Escola da Magistratura do Paraná.

Atuou como Diretor Jurídico e, posteriormente, como Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cascavel-PR; foi secretário de finanças na Prefeitura Municipal de Cascavel; chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná e, por último, como diretor de administração e finanças do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE; além de participar, nos anos de 2014 a 2017 como Conselheiro de Administração da Fomento Paraná.

Participou como 1◦ Vice-Presidente do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais do Paraná e foi Professor de Direito Administrativo na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (UNIVEL), durante o ano letivo de 2003.

Eduardo Bekin – Presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento
Eduardo Bekin irá assumir a presidência da Agência Paraná de Desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

Eduardo Bekin é formado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Paulista (UNIP).

Tem MBA em especialização em Empreendedorismo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou cursos de especialização em Marketing Político na Universidade de Jerusalém (Hasbara).

Atuava como diretor comercial de algumas empresas Internacionais de Tecnologia e Inovação Israelenses no mercado Brasileiro e foi Diretor executivo do Shopping Total.

Jorge Lange – Presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)
Jorge Lange irá assumir a presidência da Cohapar. (Foto: Divulgação)

Jorge Lange é natural de Querência do Norte, empresário, graduado em Ciências Contábeis pela Facivel (Unioeste).

Foi Secretário de Indústria e Comércio do Estado do Paraná, Presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel e Chefe de Gabinete na Câmara Federal. É o atual vice-prefeito de Cascavel e ex-Secretário de Obras Públicas de Cascavel.

Heraldo Alves das Neves – Presidente da Fomento Paraná
Heraldo Alves das Neves irá assumir a presidência do Fomento Paraná. (Foto: Divulgação)

Heraldo é natural de Curitiba, servidor público municipal desde 1990. É economista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pós-graduado em Finanças pela FAE Business School e com participação em Programa de Capacitação em Lideranças em Washington/EUA.

Atualmente é Secretário Municipal de Planejamento e Administração e Secretário Municipal de Recursos Humanos Interino da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Foi Gerente de Cadastro Funcional do Departamento de Administração de Pessoal da Secretaria Municipal de Recursos Humanos; Assessor Financeiro do Departamento de Administração de Material da Secretaria de Administração do Governo do Estado do Paraná; Gerente de Atendimento do Instituto Curitiba de Saúde; Assessor Executivo do Instituto Curitiba de Saúde; Diretor Técnico da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – CIC; Diretor Administrativo e Financeiro da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A e Diretor Administrativo e Financeiro da Fomento Paraná.

Luciana Casagrande Pereira – Superintendente de Cultura

Luciana Casagrande Pereira irá assumir a superintendência de Cultura. (Foto: Divulgação)

A secretaria estadual de Comunicação vai incorporar a área de Cultura no governo Carlos Massa Ratinho Junior. No novo modelo apresentado hoje pelo governador eleito, as duas políticas públicas serão integradas. Com a proposta, o novo governo quer potencializar as ações da Cultura.

No novo modelo, a área da Cultura funcionará com uma superintendência vinculada à Secretaria da Comunicação. A superintendente será a arquiteta e urbanista Luciana Casagrande Pereira. Graduada pela PUCPr e com pós-graduação pela Université de Techonologie de Compiègne, na França, Luciana já foi presidente do Instituto Paranaense de Arte, presidente da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, conselheira da Sociedade de Amigos de Arte Contemporânea e idealizou o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Implantou a programação de Literatura  da Bienal de Curitiba e foi conselheira e vice-presidente da Associação de Amigos do Museus de Arte Contemporânea do Paraná (MAC).

Segundo o futuro secretário estadual de Comunicação e Cultura, jornalista Hudson José, “o novo modelo permitirá uma alavancagem das ações culturais no estado. A integração das áreas vem com uma sintonia natural e a comunicação passa a ser a base de promoção da Cultura no Paraná”.

Coronel Cesar Vinicius Kogut – Presidente do Detran-PR

Coronel Cesar Vinicius Kogut irá assumir a presidência do Detran-PR. (Foto: Divulgação)

O Coronel Kogut, ex-comandante geral da Polícia Militar, foi nomeado para ser o presidente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), um órgão de extrema importância para o nosso Estado, que regulamenta, administra e fiscaliza o trânsito.

Kogut, 54 anos, se formou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná em 1984. Iniciou a participação em comandos da Polícia Militar no Norte do Paraná em 2003, quando assumiu o subcomando do 15° Batalhão da Polícia Militar em Rolândia.

Ele também comandou o 10º BPM de Apucarana, a PM de Arapongas, de Campo Mourão e mais recentemente a Guarda Municipal (GM) de Arapongas, entre outras funções públicas de relevância. Atualmente, ele atua como secretário municipal de Segurança de Arapongas.

O coronel tem ainda em seu currículo, cursos de pós-graduação com especializações em diversas áreas e variados cursos realizados em instituições Militares.