Um preso foi morto na Delegacia de Polícia Civil de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite desta terça-feira (14). Cristiano Rodrigo Adriano, de 25 anos, estava na carceragem pelo crime de furto.

Rebelião na delegacia de São José dos Pinhais deixa um morto

De acordo com a polícia, a rebelião começou por volta das 22h quando um preso pediu ajuda após passar mal. Segundo a Ordem dos Advogados (OAB), dois agentes estavam de plantão no momento da confusão e foram chamados para socorrer um detento. 

Assim que um dos policiais entrou na carceragem, foi rendido pelo detento. Nilton Ribeiro, que integra a comissão, afirmou que o policial atirou duas vezes quando viu o colega ser rendido.

“Alguns presos pediram medicamento e no momento que eles foram entregar, um dos policiais foi rendido. O segundo policial que estava atrás teve que fazer o uso da arma de fogo”, contou Ribeiro.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. 

Lotação na delegacia de São José dos Pinhais

A OAB, ainda informou que 63 presos dividem um espaço que deveria abrigar 12 pessoas. “Delegacia é lugar onde os investigadores e delegados devem trabalhar. Lugar de preso é em penitenciária e casa de custódia”, criticou Ribeiro.

LEIA TAMBÉM: Policiais militares são presos por execução na Grande Curitiba; um está foragido

Versão dos presos sobre a morte de detento

Porém, segundo um detento que entrou em contato com a RICTV | Record TV pelos familiares -que estavam em frente ao local-, o policial atirou porque a televisão estava com o som alto. 

Nota da Polícia Civil

“A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que na noite de terça-feira (14), por volta das 21 horas, os detentos da Carceragem de São José dos Pinhais iniciaram um motim reivindicando atendimento médico para um detento que estaria passando mal. De imediato, um policial civil plantonista foi verificar a situação – momento em que acabou sendo rendido pelos presos, que passaram a espancá-lo violentamente dizendo que iriam matá-lo.

Outro policial civil plantonista deu ordem para que cessassem as agressões, entretanto não foi atendido e o servidor continuou sendo espancado pelos detentos. Em razão disso efetuou um disparo de arma de fogo na porta de ferro da carceragem, porém os detentos continuaram o espancamento. Devido ao real risco de morte do servidor rendido, o investigador desferiu outro disparo contra os agressores, resultando na morte do preso Cristiano Rodrigo Adriano, 25 anos.

Cinco detentos que tentaram contra a vida do policial civil foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio. Inquérito Policial foi instaurado para apurar os fatos.”

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!

15 maio 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando