(Foto: Ricardo Stuckert)

Ex-presidente foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão e está na carceragem da PF de Curitiba

*Do R7

O TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) marcou o julgamento dos “embargos dos embargos” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a próxima quarta-feira (18). 

O julgamento deve começar às 13:30 e o recurso será analisado pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luis dos Santos Laus

Depois da condenação, a defesa de Lula entrou com os embargos de declaração, recurso negado em março pelo TRF4. Agora, os desembargadores do tribunal vão julgar os “embargos dos embargos”. 

Preso desde sábado (7), o ex-presidente está em uma “cela especial” na carceragem da PF (Polícia Federal) de Curitiba. Lula foi condenado pelo TRF4 em janeiro deste ano a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá.  

Lula permaneceu no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, desde a decretação de prisão pelo juiz Sérgio Moro até o momento que se entregou à PF, no sábado. 

Condenação pelo tríplex do Guarujá 

Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão. Ao levar o recurso para segunda instância, teve a pena confirmada e aumentada para 12 anos e 1 mês. 

O ex-presidente respondia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por meio do recebimento de R$ 3,7 milhões da empreiteira OAS, por meio de contratos da empresa com a Petrobras. Esse dinheiro, de acordo com a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), teria sido repassado a Lula por meio da compra e reforma do apartamento no litoral paulista