O Corpo de Bombeiros registrou 594 incêndios em vegetação no Paraná apenas nos primeiros seis dias de agosto. Quase 100 queimadas por dia. Em julho, foram atendidas 694 ocorrências. O clima seco, somado aos ventos fortes e à vegetação ressecada pelas fortes geadas e a neve, contribui para a propagação do fogo e preocupa órgãos do Governo do Estado, que começam a discutir ações para prevenir danos. (AE)
Soja
As lavouras de soja transgênica devem cobrir 26,9 milhões de hectares na safra 2013-2014 (expansão de 8,9% sobre levantamento de abril de 2013), o equivalente a 92,4% da estimativa de área plantada para a oleaginosa no Brasil. (CIB)
Com essa marca, apontada por levantamento da consultoria Céleres, o cultivo de soja transgênica no País deve atingir níveis semelhantes aos da Argentina e dos Estados Unidos, onde a tecnologia está há mais tempo estabelecida. (CIB)
A adoção do milho geneticamente modificado (GM) também deve crescer. Estima-se que a área total ocupada pelo cultivo seja de 12,9 milhões de hectares. Isso significa, considerando as safras de inverno e verão, uma taxa de adoção de 81,4%. (CIB)
Em relação a 2008-09, o primeiro ano em que a biotecnologia foi adotada para o milho, o aumento foi de 11,7 milhões de hectares. O algodão GM também registrou crescimento de 4,8% na área plantada. (CIB)
Café
Em razão dos danos causados pelas recentes geadas nas regiões produtoras, o governo do Estado deve anunciar, nos próximos dias, um programa de apoio aos cafeicultores que desejam replantar suas lavouras. (Flamma)
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (7/8) que o governo autorizou o lançamento de contratos de opção de venda para 3 milhões de saca de café. O preço será de R$ 346 a saca e vencimento em março de 2014, como forma de incentivar a cultura.
Dilma anunciou ainda que o governo “financiará a estocagem com compras garantidas pelo preço mínimo”, de R$ 307 a saca, sem no entanto detalhar a operação.
Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.