De acordo com a AGE, Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, a safra nacional de grãos, cujo plantio das principais culturas se inicia neste segundo semestre, poderá ultrapassar os 200 milhões de toneladas no próximo ano. O governo, como sempre faz nas previsões iniciais, trabalha com dois cenários. Na melhor das hipóteses, a safra atingirá 205 milhões de toneladas. Em um cenário menos favorável, a safra ficará em 188 milhões de toneladas. (Folha.com)
Os problemas operacionais registrados no últimos meses nos portos brasileiros durante o escoamento de uma safra de grãos recorde devem se repetir na próxima temporada, uma vez que investimentos em infraestrutura deverão ser sentidos apenas no médio prazo, afirmou técnicos da ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), nesta terça-feira (30). A associação reúne as principais empresas do setor de soja no país. (Reuters)
Milho
O mercado de milho paranaense sente os efeitos do avanço da colheita neste instante, com cotações caindo bastante no último mês. Os preços pagos aos produtores apresentaram até então, no acumulado dos últimos 30 dias, queda de 13,1%. No mercado de lotes, a redução durante o mesmo mês foi de 10%, sustentada pela demanda aquecida por parte de indústrias de alimentos e fábricas de rações. Hoje o preço pago ao produtor pela saca de milho nas principais praças do Estado é R$ 17,00.
Seminário
Vai ser realizado em dez regiões do Paraná o seminário “Os segredos fora da porteira”, com perspectivas para a comercialização agrícola da safra 2013/2014. O especialista em mercado agrícola de Chicago (EUA), Pedro Dejneka, falará sobre comercialização de grãos, gerenciamento de riscos, tendências de preços e um panorama sobre a situação econômica global e a sua interferência nas commodities agrícolas. O seminário começa dia 5, em Ponta Grossa. No dia 6 será realizado em Cascavel e no dia 8 em Maringá. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições. Mais informações no sindicato rural da sua cidade.
Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.