Um fator que atrapalha na construção da imagem pessoal é o nosso inconsciente. Em outras palavras, podemos dizer que algumas pessoas acham que sua imagem é melhor do que ela realmente é. Por que isso acontece? Segundo um estudo feito pela emissora inglesa BBC, a nossa consciência ocupa no máximo 5% do cérebro humano. Todo o resto, 95%, é o reino do inconsciente, ou seja, muito do que você faz o tempo inteiro, está fora de sua percepção.
A propósito, também há muitos outros fatores que podem auxiliar na construção dessa imagem que o profissional deseja passar para os outros. Como: relacionamento interpessoal, qualificação, publicidade, ética, entre outros.
Então, se boa parte das nossas reações estão fora de nosso domínio, o que podemos fazer para construir uma boa imagem profissional e ser como gostaríamos? Um dos primeiros passos pode ser buscar o autoconhecimento. Há diversos livros que facilitam o conhecimento desse universo pessoal, como por exemplo, o “Descubra seus pontos fortes” dos autores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. Por meio de testes e uma análise interior, o livro permite que o leitor faça reflexões sobre suas características e como poderia refinar seus pontos fortes no mundo profissional. Outra alternativa também é realizar um dos testes disponíveis na internet. Entre eles, um muito popular, e que possibilita um grande mergulho na descoberta da nossa personalidade, é o da Janela de Johari, teste que permite avaliar o grau da nossa percepção nas relações pessoais, e que aponta as características do nosso comportamento que são percebidas pelos outros, mas das quais não estamos cientes.
Relacionamento interpessoal: possuir e estimular um bom relacionamento entre os colegas, promover sentimentos de simpatia e positividade, expor disposição, que também favorecem a interação e a produtividade em equipe. Quando os outros idealizarem seu lado profissional, auxiliarão à você uma imagem de um profissional comprometido e confiável.
Qualificação: é necessário buscar continuamente aperfeiçoamento em suas técnicas e conhecimentos. Cuidar de sua formação acadêmica/profissional é obrigatório. Às vezes, ouço alguns absurdos que me deixam decepcionado. Nunca (nunca mesmo) sabemos o suficiente. Por isso estar na instituição, seja fazendo uma graduação, pós, mestrado, línguas ou qualquer outro curso, é importantíssimo. Além disso, é fundamental ler jornais e revistas para saber o que acontece no mundo, além de livros teóricos para viver em constante atualização em seu segmento. Lembre-se, ninguém associa ou indica profissionais sem credibilidade, conhecimento é essencial.
Publicidade: o que não se pode negar, no entanto, é que o primeiro julgamento é o visual. E no mercado de trabalho não poderia ser diferente, essa exterioridade tem muito valor. Entretanto, não é questão de ser bonito ou feio. Uma pessoa pode possuir uma beleza física e não ter uma boa imagem pessoal. Possuir boa aparência é parecer saudável, manter a higiene em dia, vestir-se de acordo com o ambiente frequentado, cuidar dos cabelos etc. Vale a pena dispensar um tempo para a embalagem do nosso produto, que somos nós mesmos. Afinal, quem compraria um produto amassado ou sujo?
Junto disso também não podemos esquecer-nos da imagem que projetamos pelo Facebook e LinkedIn, por exemplo. Muitos profissionais criam um personagem ético e culto para o LinkedIn, mas no Facebook abusam de fotos desapropriadas e associações não profissionais. O cuidado deve ser redobrado nessa exposição, afinal, as duas estão à disposição de pesquisa. O conselho que eu dou é buscar ser profissional nas duas redes, ninguém irá contratar uma pessoa que diz que é uma coisa, e na verdade é outra.
Ética: ser ético é simplesmente ser profissional. Proceder sem prejudicar os outros, seguir os valores e regras da empresa. Honestidade é uma grande qualidade, não só no ambiente de trabalho, como na vida. É comum encontrar profissionais descomprometidos por aí, mas felizmente a carreiras desses espertalhões não costumam ser longas. Como Abraham Lincoln disse “É possível enganar algumas pessoas todo o tempo; é também possível enganar todas as pessoas por algum tempo; o que não é possível é enganar todas as pessoas todo o tempo”.
Certamente todos esses fatores não irão garantir a construção de uma boa imagem profissional, não há uma fórmula mágica para tal fato. Essa construção é determinada pelos valores de cada um e a beleza está nisso, na singularidade. Estamos longe de ser perfeitos, mas podemos tentar, não?
*Gerente de Executive Search Região Sul, da De Bernt Entschev Human Capital