Saiba o que o Simepar Curitiba diz sobre a previsão do tempo no início do outono
O Simepar Curitiba (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) divulgou como será o outono de 2020. Com início em 20 de março, a estação promete temperaturas altas, que podem chegar aos 33º C. As cidades de Guarapuava, Pato Branco e União da Vitória, experimentarão um pouco do frio do inverno e os termômetros podem marcar a partir de 13º C.
De acordo com o instituto, o outono no Paraná, em geral, experimenta uma boa quantidade de chuvas, principalmente em maio. A proximidade do inverno, o que deve acontecer nos meses de maio e junho, além de baixar as temperaturas, ainda traz o aumento dos registros de geada.
As chuvas, ainda de acordo com o Simepar Curitiba, não devem sofrer muitas alterações. “Ao longo do trimestre devem ocorrer os chamados “veranicos” – períodos superiores a dez dias consecutivos sem chuvas. Este cenário para os próximos meses não favorece a recuperação da umidade perdida devido à estiagem dos últimos 45 dias no Paraná”, diz texto divulgado no site do Simepar.
As geadas devem acontecer em todas as regiões nos meses de maio e junho, com temperaturas que podem ser altas à tarde e cair com a chegada da noite.
Outono no Paraná e a agricultura
A queda das temperaturas do outono podem afetar a safra do milho e podem acontecer perdas para os agricultores. Isso por conta da irregularidade e a escassez de chuvas da estação.
O trigo também pode ser impactado por conta das geadas que devem acontecer na época de florescimento. O ideal, diz o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Iapar-Emater), é que os agricultores respeitem o zoneamento agrícola e as épocas e espaçamentos de semeadura.
O Simepar Curitiba também alerta que as hortaliças devem ser protegidas nas baixas temperaturas.