Maringá aguarda liberação de 9 mil vacinas para imunizar maiores de 18 anos nos próximos dias
A Prefeitura de Maringá tem a expectativa de que um lote de cerca de 9 mil vacinas do imunizante Coronavac seja liberado nos próximos dias. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde deverá abrir a vacinação para a população maior de 18 anos e encaminhar a imunização de toda a população adulta.
“Esperamos que a Anvisa libere estas doses nos próximos dias para que possamos dar continuidade ao processo de imunização da população com a primeira dose. Para a segunda dose, temos vacinas e continuamos atendendo a população normalmente”, frisa o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou uma série de lotes da vacina Coronavac em todo o Brasil na última semana. De acordo com o órgão, os imunizantes foram envasados em uma fábrica não aprovada na Autorização de Uso Emergencial (AUE).
Nesta semana, o Instituto Butantan, fabricante da vacina, criou uma força-tarefa para atestar qualidade dos lotes suspensos. Com isso, é esperado que a Anvisa possa liberar as doses interditadas em breve.
Segundo o prefeito Ulisses Maia, além das 9 mil doses do lote citado, existe outro lote com cerca de 6 mil doses que também poderá ser liberado em breve. “Com isso, teremos cerca de 15 mil doses para aplicar em nossa população. Como temos capacidade de vacinar até 10 mil pessoas em um dia, é só o Governo liberar as doses que estão em Maringá que em dois dias nós conseguimos vacinar a população maior de 18 anos”, ressalta.