Há 6 mi de crianças com excesso de peso no Brasil, aponta Ministério da Saúde

por Redação RIC.com.br
com informações do Ministério da Saúde
Publicado em 10 ago 2021, às 18h27.

Ministério da Saúde organizou um evento nesta terça-feira (10) para o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção à Obesidade Infantil. Durante a ocasião, foram divulgados alguns dados que mostram que o problema tem se tornado cada vez maior em todo o país. Segundo a pasta, atualmente há 6,4 milhões de crianças com até 10 anos com excesso de peso e 3,1 milhões de crianças nessa faixa etária com obesidade.

Na faixa de até cinco anos, o índice é de 15,9%, enquanto que na de cinco a nove anos é de 31,8%. Entre os adolescentes, o governo informou que há 11 milhões de indivíduos com excesso de peso e 4,1 milhões com obesidade, um índice total de 31,9%. De acordo com o Ministério, os números foram coletados por meio dos atendimentos infantis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e publicados apenas agora, durante o evento.

Novos investimentos

O encontro ocorreu na sede do Ministério da Saúde e contou com a participação dos ministros Marcelo Queiroga, responsável pela Saúde, e Milton Ribeiro, responsável pela Educação. Durante o evento, Queiroga assinou duas portarias que destinam R$ 90 milhões para ações de combate ao sobrepeso das crianças.

A primeira institui a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Projeta), para desenvolver iniciativas nos estados, municípios e no DF. A segunda, destina três parcelas de R$31,9 milhões, durante três anos, para cidades de até 30 mil habitantes que registraram sobrepeso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos em 2019.

“Os municípios que se encaixarem nos critérios estipulados pelo texto podem fazer adesão ao incentivo financeiro a partir desta terça-feira”,

informou o ministério.