Sesa confirma mais duas mortes e quase mil novos casos de dengue em uma semana

Publicado em 7 maio 2019, às 00h00.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta nesta terça-feira (07) mais duas mortes causadas pela dengue no Paraná. Um homem de 84 anos morreu em Cascavel, no oeste, enquanto uma mulher de 58 anos morreu em Maringá, no noroeste, na última semana.

De acordo com as estatísticas, foram registrados 968 novos casos de dengue no Paraná nesta semana. O número de mortes chegou a 10 neste ano com os dados atualizados.

Mortes por dengue no Paraná

As duas vítimas da dengue contraíram a doença em suas cidades, ou seja, ambos os casos foram autóctones. Desde o início deste ano, o Paraná já registrou 10 casos de morte por dengue: cinco em Londrina, três em Cascavel e duas em Maringá.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o agravamento da doença no Paraná é muito preocupante porque ainda não chegou o fim do ciclo da doença. “Precisamos do engajamento da população, que pode nos ajudar cuidando do ambiente de suas casas, evitando o lixo acumulado e os focos com água parada nos quintais”, alerta.

Leia mais: Paraná registra mais duas mortes por dengue; estado já soma cinco óbitos
Boletim confirma 530 novos casos de dengue no Paraná

Casos da doença

O boletim semanal mostra que são 5.938 casos confirmados de dengue no Paraná, contra 4.970 registrados na semana passada – um aumento de 968 casos.

Cresceu também o número de municípios com maior incidência da doença. Eram 24 na semana anterior e hoje são 26: Japurá, Francisco Alves, Porto Rico, Leópolis, Uraí, Lupionópolis, Itambé, Loanda, Santa Mariana, Terra Roxa, Abatiá, Flórida, Missal, Nova Londrina, Alvorada do Sul, Moreira Sales, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Anahy, Cafeara, Arapuã, Andirá, Lindoeste, Bandeirantes, Paranacity e Nova Olímpia.

Segundo as estatísticas da Sesa, Londrina e Cornélio Procópio, no norte do estado, lideram o ranking com mais casos. Na sequência aparece Foz do Iguaçu e Paranavaí.

Confira os números de 10 cidades com mais registros:

Londrina: 1.235
Cornélio Procópio: 753
Foz do Iguaçu: 724
Paranavaí: 578
Cianorte: 569
Maringá: 472
Cascavel: 447
Toledo: 309
Campo Mourão: 262
Umuarama: 260

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!