Secretário de Educação do Paraná pode resgatar educação moral e cívica no currículo das escolas

por Gabriel Azevedo
com informações RIC Mais Notícias no Ar
Publicado em 24 jan 2020, às 00h00.

Secretário da Educação e Esporte do Paraná, Renato Feder, disse que pretende resgatar a disciplina de educação moral e cívica (EMC) no currículo das escolas estaduais. Herdada da ditadura militar, EMC deixou de ser obrigatória em 1993.

Segundo Feder, com a possibilidade de ampliar a carga horária no Paraná, a disciplina pode ser adotada no ano que vem. “A gente vai ter o novo Ensino Médio no ano que vem. Nesta ampliação, a gente da possibilidade de incluir muita coisa na grade. Por exemplo, a parte de Constituição, educação moral e cívica, além de habilidades socioemocionais, que é super importante para os jovens aprenderem a trabalhar em equipe, ter resiliência. Outras disciplinas e conteúdos que se conectam com os jovens de hoje”, afirma.

Educação financeira

O Paraná foi escolhido, na Região Sul, para ofertar em 2020 o projeto-piloto fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o Banco Central que vai incluir Educação Financeira no currículo do Ensino Fundamental da rede estadual.

Segundo o secretário Feder, o projeto será implantado ainda neste ano. No primeiro semestre, os professores serão formados. “Os alunos terão aulas já no segundo semestre”, afirma.

Assista