Em menos de uma hora, duas pessoas morrem engasgadas em Toledo

por Caroline Maltaca
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 8 out 2021, às 21h21.

em dois casos distintos, duas pessoas morreram engasgadas em Toledo, no oeste do Paraná, em menos de uma hora, nesta sexta-feira (08). O primeiro caso foi o de uma mulher de 53 anos que morreu enquanto comia pão. O segundo foi o de um idoso, de 65, que comia carne. Em ambos, os familiares presenciaram os incidentes, porém não conseguiram socorre-los a tempo.

De acordo com o tenente Marcos Schumacher, do Corpo de Bombeiros, o primeiro chamado ocorreu por volta do meio dia, no bairro Boa Esperança. Lá, uma mulher com esquizofrenia havia se afogado comendo um pão. Segundo a cuidadora, Maria Fátima Constansio, tudo aconteceu rápido demais e mesmo tendo feito as massagens recomendadas para tal situação, não foi possível salva-la.

“Ela morreu muito rápido. Ela morreu na minha mão”,

explica Maria.

Mais um chamado

Já o segundo caso aconteceu logo que a equipe entrou na ambulância, encerrando o atendimento do primeiro caso. Além da pequena diferença de horário entre um e outro, o próximo chamado era a um quilômetro e meio de onde a mulher havia falecido.

De acordo com Schumacher, chegando na residência, os bombeiros encontraram o idoso afogado com um pedaço de carne, mas ainda com batimentos cardíacos. Entretanto, apesar das massagens, o idoso teve uma parada cardíaca e não resistiu.

O tenente pede para que as pessoas tenham cuidado na hora de se alimentar:

“A pessoa deve cortar a carne em um tamanho adequado para se alimentar”,

informou Schumacher.

Também é aconselhável não falar, andar ou correr enquanto mastiga. Em Apucarana, no norte do Paraná, um homem morreu engasgado comendo maçã, enquanto praticava atividade física num parque da cidade. o acidente ocorreu no início de setembro.