Escola Segura: programa que reforçaria segurança nas escolas estaduais é suspenso

Publicado em 1 abr 2019, às 00h00.

Está suspenso o edital e, assim, as inscrições para o programa Escola Segura. O Comando da Polícia Militar do Paraná (PMPR) paralisou o processo seletivo de policiais da reserva que atuariam como voluntários. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), a suspensão temporária é para uma revisão dos valores das diárias oferecidas.

O período de inscrição começou no dia 19 de março e iria até sábado (30). Entretanto, um dia antes do final do prazo o edital foi suspenso. Inicialmente foram ofertadas 74 vagas para Londrina e 46 para Foz do Iguaçu. As vagas para a Região Metropolitana de Curitiba seriam abertas em outra fase do programa.

Valor das diárias será revisado

De acordo com o edital, estava previsto o pagamento de R$ 113 por dia de trabalho. Porém, pouco mais de 10 dias após o lançamento oficial do Escola Segura, anunciado pelo governador Ratinho Junior, o processo está suspenso pois a categoria exigiu um valor maior do que o oferecido.

Com um orçamento de R$ 5 milhões para preparação dos policiais e equipamentos, o projeto pretendia chegar a 100 escolas neste período de teste, que duraria três meses. Entre os objetivos do Escola Segura estão aumentar a segurança nas escolas, diminuir os riscos no ambiente escolar e prevenir possíveis perturbações nestes estabelecimentos.