Seguro na defesa, mas ineficaz no ataque: Athletico volta a ser pouco efetivo

Publicado em 20 maio 2021, às 15h58. Atualizado às 16h50.

O vitória do Athletico contra o Melgar, na quarta-feira (19), deixou o Furacão a um empate da classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, no entanto, a falta de efetividade continua a preocupar para a sequência da temporada.

Seguro na defesa, que pelo quarto jogo, não foi vazada, mas pouco eficiente no ataque. Esse foi o panorama do Athletico, que teve muito mais volume de jogo do que o time peruano, porém, novamente, o poder de decisão dos jogadores ficou muito aquém do esperado.

Para se ter uma ideia, o Athletico finalizou incríveis 20 vezes contra a meta do Melgar. Entretanto, novamente, apenas uma bola entrou. O atacante Vitinho e o volante Richard perderam chances inacreditáveis, quando o placar estava zero a zero.

O centroavante Renato Kayzer também teve ao menos, duas grandes chances para marcar. Em uma, finalizou em cima do goleiro; na outra, fez o gol na insistência, após aproveitar o rebote em uma cabeçada que ele mesmo deu.

Como explicar a falta de eficácia?

A falta de efetividade foi o principal tema da entrevista coletiva pós jogo. O diretor técnico Paulo Autuori foi questionado algumas vezes sobre a ineficiência ofensiva do Athletico. Ele pontuou que o elenco precisa ser cobrado para ter a calma necessária e converter as oportunidades em gol.

“Temos que ser mais eficazes para dar um salto de qualidade. Eficiência é fazer as coisas bem feitas, e eficácia é fazer a coisa certa, ou seja, o gol. Temos sido eficientes em criar oportunidades, então não temos sido eficazes”

“Tem que haver uma cobrança, para que possamos melhorar isso nos treinos e acontecer nos jogos, para adquirirmos um grau de equilíbrio entre as ações ofensivas e defensivas”

Mérito do adversário?

O técnico António Oliveira teve outra linha de pensamento. Ele destacou, em entrevista ao site oficial do Athletico, o bom trabalho desempenhado pelos jogadores, e exaltou o mérito de Melgar em ter se defendido com eficácia.

“Estou muito orgulhoso deles (jogadores). Fizeram um ótimo trabalho. Tivemos chances claras para ir para o intervalo com outro marcador. “Evidentemente, queremos marcar mais gols. Mas, assim como há o nosso mérito, há o mérito do adversário”.

A vitória contra o Melgar foi a quarta por 1 a 0. Antes, o Athletico já tinha repetido o placar duas vezes contra o Metropolitanos, e contra o Aucas, na estreia da Copa Sul-Americana. Renato Kayzer (2x), Vitinho e Erick foram os autores dos gols.

Com o resultado na Arena da Baixada, o Athletico assumiu a liderança isolada do Grupo D, com doze pontos. O Furacão precisa apenas de um empate, na última rodada, contra o Aucas, na próxima quinta-feira (27), às 21h30, novamente em casa, para garantir a vaga às oitavas de final.