A indústria terminou o primeiro semestre deste ano com queda de 25%
Vacinação
O Paraná vai manter o calendário de vacinação contra febre aftosa no rebanho bovino e de búfalos neste ano. A próxima campanha será em novembro, de 1º a 30, quando deverão ser imunizados animais de todas as idades. A informação é da Secretaria estadual da Agricultura.
Pedágio
79,3% dos usuários das rodovias paranaenses querem que o governo faça um novo contrato com as empresas de pedágio agora, com novas regras, obras de duplicação e tarifa mais baixa. Apenas 18,7% acreditam que é melhor o governo esperar vencer o contrato com as concessionárias em 2022.
As informações são da pesquisa encomendada pela Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) ao instituto Paraná Pesquisa que avaliou a percepção dos usuários das rodovias que compõem o anel de integração em relação ao pedágio.
Máquinas agrícolas
De acordo com a Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a dificuldade na tomada de crédito também tem afetado os negócios envolvendo máquinas agrícolas.
O setor registra consecutivas quedas nas vendas de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas ao longo de 2015. A indústria terminou o primeiro semestre deste ano com queda de 25% nos negócios em relação ao mesmo período do ano passado.
Os produtores interessados em renovar o parque de máquinas têm encontrado muitas dificuldades na liberação de crédito. Mesmo quem opta por alguns dos programas do governo federal sofre com a lentidão dos agentes financeiros.
Grãos
As expectativas de consultorias privadas para o novo relatório de oferta e demanda de agosto do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estão movimentando o mercado internacional de grãos.
O relatório sai no próximo dia 12 e já é consenso entre as principais casas que o destaque, no caso da soja, será a produtividade e área de plantio no país.
Para o milho, atenção também ao rendimento, apesar de projeções de uma recuperação das lavouras após as severas condições de clima enfrentadas entre maio e julho pelo cereal.