Sintomas Coronavírus: veja quais são os principais sinais da doença

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 4 fev 2020, às 00h00.

As autoridades de saúde chinesas confirmaram que o número de mortes causadas pelo coronavírus subiu para 426 nesta terça-feira (4). Até o momento não há casos confirmados da doença no Brasil, mesmo assim, o Ministério da Saúde divulgou quais são sintomas do coronavírus para que a população fique alerta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de coronavírus já são uma emergência de saúde pública de interesse internacional e para que o problema não se agrave, é imprescindível que aos primeiros sinais da infecção, o paciente procure um hospital.

Quais são os Sintomas do Coronavírus:

Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum, exatamente por essa razão, é importante ficar atento. Confira abaixo o sintomas do Coronavírus:

  • dificuldade para respirar;
  • febre;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • coriza;
  • problemas gástricos;
  • diarreia;

Estou com os sintomas do Coronavírus, e agora? Veja o que fazer:

Além dos sintomas clínicos, para ser enquadrado entre um possível infectado pelo vírus 2019-nCoV, o paciente também precisa se encaixar em uma das três situações abaixo:

  • ter viajado nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, para as províncias de Hubei ou Guangdong, na China;
  • ter entrado em contato próximo com um infectado;
  • ter entrado em contato com um caso suspeito de infecção.

O coronavírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a contaminação.

Em caso de suspeita da contaminação o individuo deve procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar exames. Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

governo federal brasileiro adotou diversas ações para o monitoramento e o aprimoramento da capacidade de atuação do país diante do episódio ocorrido na China. Entre essas ações, estão a adoção das medidas recomendadas pela OMS.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde informou neste domingo (1) que o Brasil segue com 16 casos suspeitos do novo coronavírus. Contudo, até o momento nenhum caso foi confirmado.

 

Casos de coronavírus no Brasil

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, às 12h, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Além disso, o Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira (30), em coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF), que o sistema de saúde público brasileiro está sendo preparado, de forma preventiva, para atender possíveis pacientes infectados com o 2019-nCoV, e, para isso, abrirá processo de licitação para alocar mil leitos nos hospitais de referência indicados pelos estados.

Os eventuais pacientes com casos graves do novo coronavírus devem ser encaminhados pelos profissionais de saúde aos hospitais de referência, que são definidos pelos estados para isolamento e tratamento. Casos suspeitos considerados leves podem não necessitar de hospitalização e receber um acompanhamento pela Atenção Primária, que estabelece medidas de precaução domiciliar.

O coronavírus surge especialmente em pessoas mais velhas e que tenham alguma doença crônica. Essa é uma das conclusões de um novo estudo publicado no The Lancet por pesquisadores da China.

Os pesquisadores também notaram que mais homens foram parar no hospital por causa do coronavírus. Dos 99 enfermos avaliados, 67 eram do sexo masculino.