Sites do Governo do Paraná são hackeados; veja mensagem deixada!

Publicado em 16 maio 2020, às 00h00.

Na madrugada deste sábado (16), diversos sites do Governo do Paraná foram hackeados por um indivíduo que se identificou como D4RKR0N.

Sites do Governo do Paraná são hackeados: “a segurança na internet é uma ilusão”

Inicialmente, as telas dos sites do Governo do Paraná foram tomadas pela imagem acima. Entretanto, agora o acesso nas páginas se dá pelo erro 502, como se o site estivesse fora do ar.

O hacker D4RKR0N deixou a seguinte mensagem nos sites hackeados:

 “Governo do Paraná. Todos webssites feitos pela Celepar Hackeados por: D4RKR0N. Salve para todos os amigos: Xin0x – Luiz – Plastyne – Cond H4x0r – Xesssuis – Kyioshi – Clandestine – Aj4x – Charlie BCA !!”

Site governo hackeado

Além disso, a mesma imagem deixada na tela pelo hacker dizia que a segurança na  internet não passa de uma ilusão.

“O conhecimento é o caminho para a liberdade! A segurança na internet é uma ilusão, você não está seguro! A firma do underground não para!”

Nota oficial

Em nota, a Celepar, empresa responsável pelos sites do Governo do Paraná, se manifestou, e aproveitou para afirmar que o hacker não causou danos em dados de empresas ou cidadãos do Paraná.

“Obedecendo sua política de manutenção e prevenção de dados que é realizada frequentemente identificou a situação de hackeamento de alguns sites do governo do Paraná. Diretoria e equipe técnica estão integralmente mobilizadas no mapeamento da situação e garantem que não houve perda ou dano com relação a dados de empresas ou cidadãos”.

Nenhum dado foi violado, diz Celepar

O diretor de tecnologia da Celepar, Aníbal Mendes, disse que os hackers invadiram as primeiras páginas dos sites. “Imediatamente tiramos todos os sites do ar para garantir a integridade dos dados, é um protocolo de segurança nosso”.

Segundo Aníbal, nenhum dado foi violado. “No meio da tarde todos os sites estavam recuperados. Todos os sistemas de suporte continuaram normalmente, assim como a segurança das informações, tanto do cidadão como do governo, está protegida“.