Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, atualmente 32 municípios estão em situação de epidemia de dengue no Paraná. Na análise anterior, eram 28 cidades. Além disso, outros 42 estão em situação de alerta da doença.

Nesta semana, os quatro municípios que entraram em epidemia são: Alto Piquiri, Perobal, Santo Antonio do Caiuá e Paranacity. De acordo com o monitoramento realizado no final de 2012 pelas regionais de saúde, estes municípios têm problemas com o número de agentes de endemias e dificuldades de mobilização da população.

Desde agosto de 2012 até agora foram confirmados 12.366 casos da doença no Paraná, sendo 11.362 autóctones e 1.004 importados. Quanto à gravidade dos casos, 12.306 pacientes apresentaram a forma clássica da doença e 60 pacientes evoluíram para forma grave da doença (36 pacientes tiveram febre hemorrágica de dengue e 24 tiveram dengue com complicação). Destes pacientes, 51 evoluíram para a cura e nove morreram em razão da doença.

Os municípios de Paranavaí, Peabiru, São Carlos do Ivaí, Fênix, Quinta do Sol e Japurá apresentaram redução nos casos de dengue. O levantamento leva em conta a incidência de casos nos meses de janeiro e fevereiro.

Neste período, a maior redução foi em Fênix (95%) e Peabiru (80%). O número de confirmações de casos em Fênix passou de 415, em janeiro, para 23 no mês seguinte. Em Peabiru, foram confirmados 462 casos, contra 161 em fevereiro.