Soja
A Embrapa lançou nesta terça-feira (25) em Brasília a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil para safra 2015/16.
O novo sistema de produção de soja foi desenvolvido nos campos do Paraná, o estado foi escolhido para os testes científicos no processo de registro do grão e experimentos de produtividade.
A liberação comercial da semente pela (CTNBio) Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ocorreu em dezembro de 2009. Em junho de 2013, a tecnologia foi aprovada pela China e, nove meses depois, pelos Estados Unidos.
O último grande mercado consumidor da oleaginosa brasileira a aprovar foi a União Europeia, em abril deste ano.
Com esses avais, a comercialização no Brasil começa com força total nas principais regiões produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais.
Ainda não existe informação de qual o valor será cobrado pelo uso da tecnologia. A nova tecnologia é tolerante a herbicidas, sobrevive a aplicações de defensivos alternativos aos glifosato, e será produzida pela BASF.
Mandioca
E na região de Umuarama, Cianorte e Paranavaí as informações dos mandiocultores e técnicos sobre o plantio, que normalmente é feito nesta época, dão conta que a área de mandioca implantada em 2015 será menor de 25% a 30% do que foi efetuado na safra passada e a colheita deste plantio somente será feita em 2017.
A área a ser colhida na próxima safra vai ser o que foi implantado em 2014, já que devido ao baixo preço pago pelas fecularias e farinheiras, toda mandioca de 1º ciclo não será colhida este ano ficará toda para 2º ciclo.