O novo coordenador do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Mauro Belli, anunciou nesta terça-feira (30) que a partir do próximo vestibular da instituição a nota do ENEM não será mais utilizada. Em contra partida, a quantidade de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) passará de 26% para 30% do total de vagas de todos os cursos de graduação.
Mauro Belli explicou que no ano passado, a UFPR utilizou o ENEM de duas maneiras. Primeiro, para determinar o escore final do vestibular (10% ENEM e 90% com as provas do vestibular). Segundo, para destinar 26% do total de vagas para ingresso pelo Sistema Sisu. “A utilização do resultado do ENEM é uma forma de reconhecer sua importância. Constatamos que valorizaríamos mais a participação dos candidatos naquele instrumento de avaliação aumentando as vagas destinadas ao SISU. E o aumento foi significativo, de dez pontos percentuais”, afirmou Belli, que tomou posse no cargo na segunda-feira da semana passada (dia 22).
Mais informações podem ser obtidas site da UFPR clicando aqui, ou no Guia do Candidato, disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).