Um casamento poético inspirado pela natureza do Alagoas por Estudio Manus
Por Estudio Manus, convidado de Marcos Bertoldi
Praia do Patacho, Alagoas. A proximidade do mar, o vento constante, as estradinhas de terra.
Coqueiros, cercas de madeira, tanto verde, tanto azul. Velas de jangadas descoloridas pelo tempo, uma velha canoa esquecida.
Essa natureza e a simplicidade da arquitetura local nos deram elementos para a cenografia da festa de casamento dos amigos Marcus e Amanda, residentes de São Paulo, mas que, ao conhecer aquela região de Alagoas, decidiram ali celebrar sua união, compartilhando o momento com amigos e famílias.
Optamos por reunir as pessoas em longas mesas, com seis metros de comprimento, e baixas, para que os convidados ficassem sentados no chão sobre grandes almofadas.
Ao longo das mesas, colocamos grandes blocos de argila crua em diferentes tons, que lembram os caminhos em terra da região, a areia seca e molhada com o movimento das marés e as margens dos mangues próximos.
Cravados nessas argilas, pequenos e delicados elementos, como botões de madrepérola e aves pernaltas em madeira crua, realizadas por artesãos da região, que trouxeram elementos da natureza para perto dos participantes da festa.
Escolhemos o uso econômico de flores, colocadas em pequenos vasos de cristal em situações pontuais. Elas coexistem com outros tipos de “flores”, abstratas e imaginárias, criadas com fragmentos de tecidos e arames de latão que brotam dos blocos de argila.
Na praia, foram colocadas várias bandeiras e faixas em linho branco, hasteadas em longas varas de pescar de bambu encontradas no comércio do vilarejo próximo.
Também na praia, instalamos uma biruta no mesmo linho com segmentos de diferentes tons emendados em semelhança às faixas entre os coqueiros e nas mesas, celebrando a força do vento e a união do casal.
Nosso trabalho com desenho de objetos, luminárias, móveis, interiores residenciais e comerciais busca sempre salientar o caráter único de cada criação, com um olhar poético que funde desenho e arte.
Estudio Manus por Marcos Bertoldi
Composto pelo casal Daniela Scorza e Caio de Medeiros F. o Estudio Manus, sempre surpreende com um trabalho de design marcadamente autoral. Estão há muito tempo no meu radar. Ao retirarem do design o seu caráter de objeto que não admite erros, trabalham com critérios em que imperfeição e estranhamento acabam por aproximar os seus projetos da arte. O resultado entre o poético e o lúdico é despojado e elegante. A dupla também faz festas incríveis, como a cenografia de casamento para o meu amigo Marcus Ferreira, em uma praia do Nordeste, aqui apresentada.
*Matéria originalmente publicada na edição 223 da revista TOPVIEW.
O post Um casamento poético inspirado pela natureza do Alagoas por Estudio Manus apareceu primeiro em TOPVIEW.