Um em cada quatro curitibanos foi vítima de crimes nos últimos 12 meses

De acordo com informações da Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada nesta última quinta-feira (5), um quarto dos curitibanos foi vítima de crimes nos últimos 12 meses. A cidade ficou na décima colocação entre as outras capitais do país, com 25,4%, ficando com índice maior do que São Paulo. Entretanto, toda a Região Sul apresenta as menores taxas de vitimização no Brasil. Enquanto que o Paraná obteve 17,4%, Rio Grande do Sul ficou com 17,2% e Santa Catarina 17%. A média nacional é 21%.

Os crimes e ofensas contempladas no estudo correspondem a furto e roubo (de automóveis, motocicletas e objetos ou bens), sequestro, fraudes, acidentes de trânsito, agressões, ofensas sexuais e discriminação. Dentre eles, os mais comuns no país todo, nos últimos 12 meses, são agressões ou ameaças (14,3%). Em seguida, aparecem relatos de discriminação (10,7%), furtos de objetos (9,8%) e fraudes (9,2%).

A região com maior taxa de vitimização no mesmo período foi a Norte (30,5%), onde há também os estados com índice mais elevado: o Amapá com 46% e o Pará com 35,5%.

A pesquisa ainda mostrou que uma parte expressiva de vítimas não denunciou à polícia, tendo assim uma ausência de repasse de informações às autoridades. Por isso, de acordo com o Ministério da Justiça, há uma necessidade de que nos estados sejam criados mais serviços para que a população tenha maior comunicação com a polícia.

Já há um alto conhecimento e uso do 190. O que nos traz surpresa é que as pessoas fazem pouco uso de alguns serviços que estão à disposição. É preciso que eles conheçam mais o 181, o Disque 100, as Ouvidorias e Corregedorias e tenha acesso a ferramentas mais imediatas para notificar os crimes”, declarou a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki.

6 dez 2013, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando