As universidades estaduais terão atividades de difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema da edição deste ano, que acontece entre 15 e 21 de outubro, é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
“Vamos apresentar trabalhos, mostrar as pesquisas científicas e tecnológicas que são realizadas e discutir o tema da semana nas nossas universidades, envolvendo os estudantes e a comunidade. Os debates contribuem para enfrentar os desafios da sustentabilidade e erradicação da pobreza”, afirma o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.
ATIVIDADES – A Universidade Estadual de Londrina prepara o “Show da Química e da Física” e atividades no Observatório da instituição. A Universidade Estadual de Maringá abrirá à comunidade a Fazenda Experimental de Iguatemi, oferecendo a oportunidade de conhecer o Centro de Visitantes da unidade e participar de um passeio às principais unidades de ensino e pesquisa. Todos os ambientes do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) também estarão abertos para visita supervisionada, conforme cronograma prévio estabelecido com as escolas da região.
Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) prepara a exposição “Registrando a Tecnologia em Telefonia e Fotografia”, no Museu dos Campos Gerais, com visita monitorada oferecida às escolas públicas municipais e estaduais.
Além de abrir à visitação o Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) fará palestras nos campus de Guarapuava e Irati. Uma mostra científica de trabalhos e uma mesa-redonda de discussões das pesquisas mais significativas feitas por pesquisadores da instituição são outras atividades oferecidas pela universidade.
PARTICIPAÇÃO – Todos os eventos são abertos a alunos do ensino fundamental e médio e também para pessoas da comunidade, mas a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) prepara, no campus de Campo Mourão, o “Encontro de Produção Científica e Tecnológica: Ética na Pesquisa Científica”, dirigido aos estudantes de graduação e pós-graduação.
A instituição prepara ainda uma visitação guiada no Museu de Geologia e na Estação Ecológica do Cerrado de estudantes do ensino fundamental e médio de Campo Mourão, com o objetivo de promover a compreensão de espaços destinados à conservação da natureza e sua relação com a sociedade. No campus de União da Vitória acontecerão dois eventos, a palestra “Química e Astronomia: Uma Conjunção Interdisciplinar” e Ciência na Praça, com atividades práticas.
O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) oferecerá uma palestra para comunidade, com o tema “Adolescentes em conflito com a lei e o enfrentamento da violência”. A universidade oferecerá também duas oficinas: “Moodle – um ambiente computacional para educação” e “Educação Financeira e Orçamento Doméstico”.