Uso contínuo do álcool em gel exige cuidados com a hidratação da pele

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 4 maio 2020, às 00h00.
Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta do novo coronavírus, mundo passou a travar uma intensa batalha para detê-lo. Entre as recomendações médicas para ajudar no combate do Covid-19, está higienizar bem as mãos com álcool em gel. Porém, o uso contínuo desse produto demanda hidratação.
O álcool que é recomendado, é o 70% medicinal, que é apropriado para a pele e diminui o tempo de vida do vírus para um minuto, em até 70% dos casos. Devido a sua alta sobrevivência em superfícies (metal, vidro e plástico é de nove dias), o cuidado com a higiene das mãos torna-se fundamental para evitar contaminações.
“Graças a eficácia e praticidade de uso, o álcool gel é um grande aliado na luta contra o Covid-19. É importante usá-lo continuamente, mas com atenção ao ressecamento que pode causar na pele”, afirma o dermatologista André Piancastelli

Cuidados com a pele

O uso frequente do produto compromete a camada de gordura e reduz a umidade natural da pele. Além disso, lavar as mãos continuamente pode causar o ressecamento, pois, o excesso de água retira o NMF, sigla em inglês para fator de hidratação natural.
Esse importante fator é solúvel em água e é fundamental para a descamação  normal da pele. As mãos, então, ficam com sensação de ressecamento, aspereza e aspecto descamativo. O ressecamento também compromete a função de barreira da pele, contribuindo para o surgimento de dermatites e outras patologias.
Para contornar esse ponto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica a aplicação de cremes e loções hidratantes de três a quatro vezes ao dia, sempre após o álcool em gel evaporar por completo das mãos. Veja como fazer:
uso-alcool-em gel-hidratacao

Uso contínuo do álcool em gel exige cuidados com a hidratação da pele (Foto: Reprodução Cetaphil)

Ao escolher o hidratante, é importante considerar o tipo de pele para que o efeito seja o desejado. A linha Cetaphil, por exemplo, conta com produtos específicos e que podem evitar o ressecamento das mãos.

Como lavar as mãos de forma correta

Assim como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, indica utilizar o álcool em gel na impossibilidade de lavar as mãos com água corrente e sabonete. Mas, se isso foi possível, existe um passo a passo para lavar as mãos de forma correta. Confira:

uso-alcool-em gel-hidratacao

Uso contínuo do álcool em gel exige cuidados com a hidratação da pele (Foto: Reprodução Cetaphil)

Gostou das dicas? Compartilhe com seus familiares e amigos!