Vacina contra a gripe: nova fase começa no Paraná nesta quinta-feira (16)

por Renata Nicolli Nasrala
com informações da Agência de Notícias do Paraná
Publicado em 16 abr 2020, às 00h00.

Pra quem ainda procura pela vacina contra a gripe no Paraná, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quinta-feira (16), e segue até o dia 9 de maio.

Vacina contra a gripe no Paraná: veja quem deve se vacinar na segunda fase

Na segunda fase da vacina contra a gripe serão considerados grupos prioritários, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de indígenas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a previsão  é de entregar aos municípios cerca de 906.622 doses da vacina.

O primeiro lote, com cerca de 273 mil doses, começou a ser distribuído no início desta semana para abastecimento nas 399 cidades do Paraná.

Conforme Beto Preto, secretário estadual da Saúde, o objetivo é que a campanha de vacinação aconteça além dos postos de saúde.

“Assim evitamos filas e aglomerações e que o estado conquiste cobertura acima de 90% da população estimada em 2,879 milhões”, afirmou.

Além disso, Beto Preto afirmou que a vacina da gripe é segura, mas reforçou que não previne contra a infecção pelo coronavírus.

“A vacina contra a gripe previne quadros graves da gripe de possíveis internações por alguns tipos de síndrome respiratória aguda grave. Uma vez protegida contra a gripe a pessoa reduz a chance de adoecer e  procurar atendimento médico e hospitalar”, acrescentou.

Primeira fase da vacina contra a gripe no Paraná

Na primeira fase da campanha de vacina contra a gripe no Paraná, foram aplicados aproximadamente 1.487.155 doses para uma população de 1.429.775, entre idosos e trabalhadores da área da saúde, público-alvo desta etapa.

Até o momento, 92,99% dos idosos e 77,89% dos trabalhadores da área da saúde foram vacinados. Além disso, 209 municípios atingiram mais de 100% da população de idosos vacinados.

Por fim, a terceira fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza está prevista para início em 9 de maio, e terá como população-alvo os professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.