O Valor Bruto da Produção (VBP) paranaense deve alcançar R$ 68 bilhões em 2014, segundo estimativas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
O valor apresenta queda de aproximadamente R$ 1 bilhão em relação ao último ano, em que foi registrada safra recorde no Estado. O principal fator para a diminuição do VBP foi a seca que atingiu o Paraná no início deste ano e causou uma quebra na safra de verão 2013/14, afetando principalmente as lavouras de soja.
O plantio da safra de grãos de verão voltou a acelerar no Paraná. A falta de chuvas, principalmente em outubro até o início de novembro, atrasou o plantio e o desenvolvimento das principais culturas. Com as chuvas, a previsão é de recuperação da normalidade nas lavouras nos próximos dias.
Mesmo que as condições climáticas se normalizem até o encerramento do ciclo das principais culturas de verão (soja e milho), a queda de produtividade e consequentemente de produção será inevitável, porém até o presente momento não foi possível quantificar com clareza esta redução.
De acordo com levantamento do Cepea, depois de sucessivas altas geradas pelas incertezas do impacto do clima sobre a próxima safra, os preços do milho parecem ter chegado a um nível de resistência ou ao limite superior aceito por compradores. As chuvas voltaram na maioria das regiões produtoras de milho verão, os atrasos do plantio estão sendo recuperados e as cotações passaram a cair nos últimos dias.
Mais de 4.500 produtores devem participar da cerimônia do Programa Empreendedor Rural 2014 do Senar Paraná nessa sexta –feira, 05, em Pinhais, região metropolitana de Ctba.
Desde que foi criado, em 2003, o PER já formou mais de 21 mil produtores rurais. O sucesso da iniciativa levou-a para além das fronteiras do Paraná e hoje o programa existe em 23 Estados e no Distrito Federal.