Vereadora de Curitiba é condenada à prisão e perda de mandato

Publicado em 21 fev 2020, às 00h00.

A Justiça condenou a vereadora Katia Dittrich (Solidariedade), a ‘Katia dos Animais’, a 5 anos e 6 meses de prisão pelo crime de ‘rachadinha’, pegar uma parte dos salários dos funcionários lotados no gabinete. Além da prisão, o juiz substituto José Daniel Toaldo, da 11ª Vara Criminal de Curitiba, decretou a perda do mandato da vereadora e fixou uma multa de R$ 21,6 mil.

O marido dela, Marcos Pinheiro Withers, que seria candidato a vereador na eleição deste ano, também foi condenado a 5 anos de prisão e recebeu uma multa. Cabe recurso em liberdade.

A vereadora Katia dos Animais foi denunciada em 2017, quando funcionários revelaram o esquema para presidência da Câmara Municipal de Curitiba. No fim do ano passado, a Comissão Especial da Câmara estipulou uma punição para a vereadora. Katia ficou 30 dias sem a prerrogativa da voz na tribuna da casa.

Em nota, a defesa da vereadora afirma que “entende que não foi comprovada prática de crime, bem como que a condenação é excessiva, com regime de pena ilegal e que o Tribunal de Justiça, com o acerto de suas decisões, irá reformar a sentença”.