Vereadora aparece ao lado de amigos e familiares no show (Foto: Reprodução/Facebook)

Nanci é acusada de quebra de decoro parlamentar e também pode ser indiciada por falsificação, já que o médico não reconhece a assinatura no atestado

Após três meses de investigações, o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, decidiu afastar por 30 dias a vereadora Nanci Rafain (PDT), que apresentou um atestado médico falso para ir a um show do Rock in Rio, em setembro de 2017. A descoberta foi feita depois de um levantamento realizado para contabilizar as faltas dos parlamentares no último ano.

A decisão deve ir para plenário na semana que vem, provavelmente na terça-feira (12), e na ocasião, todos os vereadores votam o parecer do relator. Se por acaso a maioria aceitar, Nanci será afastada das funções públicas e não receberá o salário referente ao tempo de suspensão do mandato.

João Miranda (PSD), relator da investigação, afirmou que o atestado apresentado pela parlamentar não pode ser considerado válido, já que durante as investigações, ela assumiu que não foi à consulta. O médico que emitiu o atestado também não reconhece a assinatura.

Nanci é acusada de quebra de decoro parlamentar e também pode ser indiciada por falsificação. Ela nega todas as acusações. A vereadora votou pela abertura da investigação e, em fevereiro, pediu afastamento da presidência do Conselho de Ética da Câmara.

Falta

No dia 21 de setembro, Nanci faltou a uma sessão ordinária e extraordinária com a justificativa de um atestado médico emitido pelo Hospital Angelina Caron, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Porém, em contradição, no perfil de uma rede social, é possível ver fotos da vereadora com amigos e familiares em um show do Rock in Rio, no Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro.

*Com informações do repórter Fidel Alvarenga, da RICTV Foz do Iguaçu