Na hora de decidir qual carreira seguir, a dúvida sobre o futuro do mercado de trabalho é uma das questões que devem ser consideradas pelos jovens ou entre os que buscam uma nova perspectiva de vida. Quais profissionais serão mais disputados pelas empresas no futuro? Como aliar a escolha da carreira com a prosperidade e a segurança de bons salários?
Para responder essas perguntas, uma boa referência são estudos feitos por instituições que analisam a situação do mercado. Entre elas está a pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”, que aponta nove profissões do futuro, conforme os maiores índices de perspectivas profissionais.
O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro mostra que, entre as carreiras de gestão, a procura maior das empresas será através das áreas de compras, comercial, tecnologia da informação e serviços gerais. Já entre as carreiras de produção, as mais requisitadas devem ser engenharia, produção, gestão de qualidade e projetos.
Se você quiser uma dica mais específica, a pesquisa classifica as “Top 9” profissões do futuro. Veja quais são:
1. Supervisor de produção em indústria de transformação de plástico/
2. Engenheiro de petróleo
3. Técnico em sistemas de informação
4. Trabalhador de tratamento de superfícies de metais e compósitos
5. Engenheiro de mobilidade
6. Técnico em mecatrônica
7. Biotecnologista
8. Engenheiros ambientais e sanitários
9. Desenhista técnico em eletricidade, eletrônica e eletromecânica
Como você pode ver, entre as profissões de destaque existem opções de nível básico, médio e superior. Conheça mais sobre cada uma aqui.