Presidente da Casa solicitou sessão extraordinária para votar mudança de local; oposição critica a medida
A sessão plenária para votar o pacote de austeridade do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), chamado pelos servidores de “Pacotaço do Greca”, será realizada na próxima segunda-feira (26), na Opera de Arame. O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Serginho do Posto (PSDB), convocou para às 18h30 desta sexta-feira (23) sessão extraordinária para que os vereadores votem a mudança de local. A mudança de local foi aprovada com 21 votos a favor e 10 votos contra.
Por telefone, o vereador Serginho do Posto afirmou, antes da votação, que a mudança seria para evitar depredações no prédio da Câmara, na Praça Eufrásio Correia, que é um local histórico.
A votação do pacote de ajuste fiscal proposto pela Prefeitura de Curitiba foi suspensa na útlima terça-feira (20) depois que um grupo de servidores invadiu o plenário da Câmara. Houve confronto com a Polícia Militar.
Vereadores da oposição afirmam que escolha da Opera de Arame é para impedir a participação dos servidores na sessão. O teatro fica no meio de um lago e o único acesso o seu interior é por uma ponte. “Os manifestantes devem ficar na Pedreira Paulo Leminski. Isso é uma atitude totalmente antidemocrática. Estamos na ditadura militar? Onde o povo é proibido de participar das decisões políticas?”, questionou a vereadora Professora Josete (PT).
A parlamentar questionou o prazo para a sessão extraordinária. Segundo ela, o regulamento da Casa exige um prazo de 48 horas para a realização de uma sessão extraordinária. “Nos meus quatro mandatos, eu nunca vi uma sessão extraordinária ser convocada em uma hora”, criticou.
Saiba mais
Veja fotos e vídeo da invasão do plenário da Câmara