Feijão tropeiro: receita simples e tradicional
O feijão tropeiro é uma comida típica da culinária mineira e paulista. Esse nome foi associado ainda no período colonial, em que homens denominados “tropeiros” guiavam cavalos ou burros que transportavam diversas mercadorias.
Na época, estes trabalhadores tinham que se alimentar com os alimentos fáceis, então acabavam misturando o feijão, farinha, temperos, ovos, porco, ect. Assim, surgiu o feijão tropeiro!
Agora que você já conhece a história por trás deste prato, confira o passo a passo da receita com todos os ingredientes listados e modo de preparo!
Receita de feijão tropeiro tradicional
Os ingredientes desta receita são muito simples e o preparo super rápido. Então, você pode preparar em qualquer ocasião e também quando estiver apressado (a), sem muito tempo para algo difícil.
Mas, a simplicidade do prato não exclui seu sabor incrível, então fique atento a todos os ingredientes que precisará e como fazer corretamente. Importante ressaltar que está receita traz uma medida, mas você pode adaptar para porções maiores se necessário.
Ingredientes do feijão tropeiro mineiro
- feijão cozido apenas com água e sal;
- 1 xícara de bacon picado;
- 1 xícara de calabresa picada;
- pimenta calabresa;
- alho e cebola a gosto;
- salsinhas e cebolinha;
- manteiga;
- sal a gosto;
- 4 ovos;
- couve picada;
- 1 xícara de farinha de mandioca.
Como fazer
- Primeiramente, frite o bacon e a calabresa até soltar bem a gordura;
- Adicione o alho e cebola picados, frite e depois reserve separadamente;
- Na mesma frigideira da carne, refogue a couve, mas não muito, reserve;
- Em seguida, ainda na mesma frigideira, colocar a manteiga e os ovos, mexa até ficar macio. Depois, coloque a couve, bacon e calabresa, que estavam reservados, mexa;
- Por fim, coloque o feijão cozido, não totalmente cozido, no ponto de salada seria o ideal, e misture com todos os ingredientes anteriores;
- Coloque o sal e a pimenta calabresa a gosto, depois a salsinha e cebolinha, mistura bem;
- Por último, despeje a farinha de mandioca, mas não deixe ficar seco, o feijão tropeiro deve ficar meio úmido com suculência.
Gostou? Então, compartilhe no Facebook com a sua família e amigos essa receita de feijão tropeiro tradicional, e deixe nos comentários como ficou o seu preparo!
Aproveite a empolgação e aprenda uma sobremesa para acompanhar esse prato incrível, como uma torta de bolacha ou um bolo de chocolate com farinha de arroz caso seja intolerante ao glúten!