O que significa mãos trêmulas? Nem sempre é Parkinson
As pessoas costumam se preocupar quando suas mãos estão trêmula
Muitas pessoas se queixam de mãos trêmulas e, automaticamente, preocupam-se com Parkinson. No entanto, nem sempre o tremor está ligado a essa doença. Aliás, pode ser algo bem menor que o paciente imagina.
De acordo com o médico Rubens Gisbert Cury, o tremor pode ser fisiológico, ou seja, normal. As principais causas são nervosismo, ansiedade ou estresse. Além disso, por exemplo, as mãos podem tremer em casos de alto consumo de cafeína.
Em geral, não precisa de tratamento. Orientação médica tende a ser suficiente para ajudar, até porque não é um tremor que afete a qualidade de vida da pessoa.
+ Picadas de cobra viram problema mundial; OMS alerta falta de antídoto
Tremor Essencial
O Tremor Essencial é o distúrbio do movimento mais comum do mundo, atingindo cerca de 1% da população. Normalmente ele afeta as pessoas conforme a idade avança, mas em alguns casos pode surgir ainda na adolescência.
Neste caso, acontece um tremor fino e rápido nas mãos. Por exemplo, ocorre quando vai pegar uma caneta ou um talher. Esse sintoma pode ter boa resposta com terapia e medicamentos.
Ele é conhecido como “tremor do cafezinho”, porque acontece quando as pessoas estão segunda uma xícara de café ou objetos pequenos. O sintoma intensifica quando se necessita uma precisão manual maior.
O Tremor Essencial pode ser hereditário. Estudos apontam que 90% dos pacientes possuem histórico familiar semelhante.
+ Nasa lança satélite para identificar fontes de gases do efeito estufa
Como é o tremor das mãos na doença de Parkinson?
A doença de Parkinson tem três sintomas principais: bradicinesia, rigidez e tremor de repouso.
O tremor parkinsoniano é clinicamente descrito como de repouso. Isso significa que o tremor ocorre quando o braço está parado em cima da mesa, no braço da cadeira ou em repouso sobre a coxa. Ele costuma acometer as mãos e é chamado de “tremor em contar moedas”.
Ele tende a aumentar no esforço mental e em situações de tensão emocional. Contudo, geralmente, ele diminui com a movimentação voluntária do segmento afetado e desaparece com o sono.
Há também a bradicinesia, que é um distúrbio caracterizado pela lentidão dos movimentos na iniciação e execução de atos motores voluntários e automáticos.