2° dose, reforço e repescagem: confira o cronograma de vacinação em Curitiba
Mais de 130 mil moradores de Curitiba são esperados nos pontos de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para receber a segunda dose e a dose de reforço anticovid, nos próximos dias. Destes, 28.833 são para a dose de reforço e 1.885 são pessoas que deverão receber a segunda aplicação (confira o cronograma abaixo).
De acordo com a SMS, com essa convocação o município atingirá o novo intervalo recomendado de 120 dias para aplicação da dose reforço.
Em relação as crianças, o município informou que, com a chegada de nova remessa de imunizantes destinados ao público infantil, será mantido a repescagem da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos que perderam a data da aplicação.
Público
Segunda dose
Os novos convocados para a segunda aplicação são pessoas vacinadas com a primeira dose de Pfizer entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro e com a Coronavac entre 25 e 28 de janeiro em períodos de repescagem. Todos os convocados já estão com o prazo na carteira de vacinação digital, na aba “Próximas vacinas”, dentro do intervalo de 21 dias, não há mais público para antecipação.
Dose de reforço
O novo grupo de moradores de Curitiba convocados para receber a dose de reforço anticovid antecipada na próxima semana é das pessoas vacinadas com a segunda dose entre 15 e 28 de outubro.
Repescagem
Quem não puder comparecer na data, tanto para a aplicação da segunda dose como para a dose de reforço, pode buscar os pontos de vacinação em outro dia para receber a dose. A repescagem contínua seguirá aberta para crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidades e pessoas com 12 anos completos ou mais enquanto houver disponibilidade de vacinas em estoque. Caso as doses esgotem, a repescagem poderá ser interrompida.
Cronograma Geral
Segunda-feira (21)
- Pfizer: vacinados com primeira dose até 31 de janeiro;
- Coronavac: repescagem;
- Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 22 de janeiro;
- Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 27 de dezembro.
Terça-feira (22)
- Pfizer: vacinados com primeira dose até 1º de fevereiro;
- Coronavac: vacinados com primeira dose até 25 de janeiro;
- Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 23 de janeiro;
- Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 28 de dezembro.
Quarta-feira (23)
- Pfizer: vacinados com primeira dose até 2 de fevereiro;
- Coronavac: vacinados com primeira dose até 26 de janeiro;
- Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 24 de janeiro;
- Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 29 de dezembro
Quinta-feira (24)
- Pfizer e Coronavac: vacinados com primeira dose até 3 de fevereiro;
- Coronavac: vacinados com primeira dose até 27 de janeiro;
- Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 25 de janeiro;
- Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 30 de dezembro.
Sexta-feira (25)
- Pfizer: vacinados com primeira dose até 4 de fevereiro.
- Coronavac: vacinados com primeira dose até 28 de janeiro;
- Repescagem de Astrazeneca: vacinados com a 1ª dose até 26 de janeiro;
- Dose de reforço da dose única para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a Janssen até 31 de dezembro.
Cronograma para a dose de reforço
Segunda-feira (21)
- Todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até15 de outubro e repescagem;
Terça-feira (22)
- Todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 16 de outubro e repescagem;
Quarta-feira (23)
- Todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 18 de outubro e repescagem;
Quinta-feira (24)
- Todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 23 de outubro e repescagem;
Sexta-feira (25)
- Todos com 18 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 28 de outubro e repescagem.
Recomendações
A SMS orienta para que a população consulte o aplicativo Saúde Já. Os convocados para a antecipação receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo. Diferente da segunda dose, a data para a dose de reforço não consta na aba “próximas vacinas” da carteira digital, pois trata-se de uma dose extra, além do calendário primário.
O atendimento para esse público será feito em 17 locais de vacinação distribuídos nas dez regionais, das 8h às 17h. Os endereços podem ser consultados no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação. Para receber a segunda dose ou o reforço, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, no período de funcionamento, e levar um documento de identificação com foto e CPF.
Orientação para a vacinação infantil
A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. Essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável.
Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança. A vacina contra a Covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.
Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar o intervalo para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas. A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Após a liberação da Anvisa, o Ministério da Saúde incluiu no dia 21 de janeiro a Coronavac na campanha de vacinação contra a covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.
Onde vacinar
O atendimento para as crianças seguirá em dez Unidades de Saúde, das 8h às 17h. Confira os endereços no site Imuniza Já na aba “Locais de vacinação”.