90% dos pacientes internados na UTI do HU Londrina por Covid-19 não completaram o esquema vacinal

por Redação RIC.com.br
com informações da assessoria
Publicado em 2 fev 2022, às 13h04.

O Hospital Universitário (HU) de Londrina, norte do Paraná, divulgou levantamento sobre os pacientes internados por Covid-19, nesta terça-feira (2). Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 90% das pessoas não tomaram vacina contra o novo coronavírus ou não completaram o esquema vacinal.

Somando os pacientes internados em enfermarias e UTIs, 78% não estão com o esquema vacinal completo. Segundo os dados levantados pela Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da instituição, 30% não tomaram nenhuma dose da vacina e 48% não tomaram a 2ª ou 3ª dose.

A maioria dos internados em UTI, cerca de 65%, têm mais de 60 anos e possuem comorbidades. “Comprovadamente por meio desses dados, a vacina demonstra ser uma ferramenta essencial ao combate contra o Coronavírus“, afirma Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU.

Conforme o relatório desta terça-feira (2), o HU está com taxa de ocupação dos leitos de enfermaria para Covid-19 em 101%. Na UTI adulta, 30% e na UTI pediátrica, 40%. Ainda, 21 pacientes aguardam vaga na UTI adulto. São 91 leitos de enfermaria, 50 de UTI adulto e 5 de UTI pediátrica.