Adolescente passará por cirurgia em congresso de cardiologia em Curitiba
Procedimento será totalmente gratuito e realizado ao vivo durante o encontro de alguns dos maiores especialistas na área
Além de palestras e debates sobre as mais modernas técnicas de intervenção cardíaca, a 24ª edição do Congresso CardioInterv, que acontece em Curitiba de 27 a 29 de novembro, tem como destaque a realização de cirurgias cardíacas ao vivo. E uma delas será especial para uma família de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Isso porque o adolescente Miguel Camargo Passos, de 14 anos, passará por uma cirurgia totalmente gratuita com alguns dos maiores especialistas no tratamento de sua doença, a tetralogia de Fallot. A patologia é uma cardiopatia congênita caracterizada por má formação do coração durante a gestação.
Devido a esse quadro, Miguel já passou por duas cirurgias para correção de problemas, realizadas em 2011 e 2016. Mas, atualmente, ele apresenta insuficiência da válvula pulmonar, do lado direito do coração. O que causa cansaço, falta de ar, insuficiência cardíaca e arritmias graves, limitando até mesmo as atividades físicas simples. A condição pode levar inclusive à morte súbita.
Cirurgia menos invasiva traz mais conforto ao paciente e diminui o tempo de recuperação
Conforme a médica cardiologista e especialista em cardiopatias congênitas do Hospital Costantino, Letícia dos Santos de Oliveira Rocha, o procedimento será realizado por cateterismo, técnica menos invasiva que dispensa a necessidade de uma nova cirurgia de peito aberto. “Caso não fosse possível realizar a intervenção dessa forma, Miguel teria que aguardar na fila do SUS para um procedimento tradicional, que envolve maiores riscos e um tempo de recuperação mais longo. A troca da válvula pulmonar deve melhorar significativamente a qualidade de vida do adolescente”, afirma.
A chance de ver o filho, que é um adolescente bastante ativo apesar das adversidades, ser submetido a essa cirurgia que está além das condições financeiras da família, deixa a Adriely Cristina Camargo Passos, mãe de Miguel, bastante animada. “Nós não teríamos como pagar. Temos quatro filhos e, no momento, só meu marido está trabalhando. Se não fosse pelo CardioInterv, ele precisaria esperar na fila para uma cirurgia mais invasiva. Estamos muito felizes e confiantes com essa oportunidade”, destaca.
Para ela, a cirurgia é uma oportunidade para que o filho fique mais perto de realizar alguns de seus sonhos. Miguel, que é baterista, quer seguir fazendo música e sonha em retomar as atividades físicas para as quais está impossibilitado no momento.
Congresso reúne especialistas renomados de diversos países
Um dos mais importantes eventos de cardiologia intervencionista da América Latina, O CardioInterv 2024 – Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista, é realizado pelo Instituto Francisco Costantini. O encontro reune os mais renomados especialistas nacionais e internacionais para discutir as mais recentes tecnologias e procedimentos para o tratamento de doenças cardíacas. A organização do evento pretende reunir mais de 2.500 pessoas de diversos países, de forma presencial e online.
A programação dessa edição contará com a participação de importantes nomes da cardiologia mundial. Entre eles, o Dr. Gregg W. Stone, especialista em cardiologia intervencionista com mais de 130 pesquisas na área, e o Dr. Eberhard Grube, pioneiro no desenvolvimento de procedimentos como stents farmacológicos, sistemas de fechamento arterial e TAVI (substituição de válvulas por cateter). Também estará presente o Dr. José María de la Torre Hernandez, que combina técnicas avançadas com foco no cuidado ao paciente. A Dra. Akiko Maehara, referência em diagnósticos cardiovasculares de alta precisão, é outra convidada confirmada.
Leia também:
- UPA Boqueirão será fechada por 90 dias a partir desta quarta-feira (27)
- Boletim semanal mostra 253 novos casos de dengue no Paraná
- STJ autoriza importação e cultivo de cannabis medicinal em todo Brasil
O Dr. Costantino Costantini, cardiologista anfitrião do evento e diretor do Hospital Costantini, explica que o encontro de alguns dos principais nomes da cardiologia intervencionista mundial impulsiona a troca de conhecimentos e experiências sobre as inovações em tratamentos cardíacos menos invasivos, promovendo avanços na área.
O CardioInterv terá palestras, workshops e sessões de discussão, em que os participantes poderão interagir com os especialistas e discutir casos clínicos. Os principais temas do congresso são os novos tratamentos, dispositivos médicos de alta tecnologia, técnicas de intervenção em doenças cardiovasculares complexas, além de procedimentos minimamente invasivos.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui