O que é a ameba comedora de cérebro: sintomas, tratamento e onde ocorre a infecção
Nos últimos dias foi confirmado no Estado americano da Flórida, no condado de Hillsborough, um caso de uma “rara ameba comedora de cérebro”. O Estado inclusive emitiu um alerta por causa do ocorrido. Por isso, entenda melhor o que é a ameba comedora de cérebro.
A ameba comedora de cérebro
Naegleria fowleri é o nome científico da famosa ameba comedora de cérebro. Essa ameba de vida livre tem um curto prazo de vida e se encontra em lugares onde a água quente seja doce e demais casos, como no solo e locais onde a água doce seja quente:
- Lagos;
- Solo
- Rios
- Fontes termais
- Água quente eliminada de fábricas industriais
- Piscinas mal conservadas com pouco ou nenhuma cloração
- Aquecedores de água em temperaturas de até 46 °C
Vale ressaltar que ela não sobrevive em água salgada, apenas em doce. Essa ameba é conhecida como comedora de cérebro, pois inflama e destrói o tecido do cérebro, causando uma infecção rara chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM).
Como ocorre a infecção
A infecção por esse tipo de bactéria ocorre quando as amebas penetram no cérebro por meio do nariz, quando a pessoa nada em uma água doce morna contaminada.
O Departamento de Saúde do condado de Hillsborough (DOH), onde ocorreu a última infecção nos EUA, informou que 97% dos pacientes acabam falecendo.
Sintomas
Os sintomas começam entre uma e duas semanas. dessa infecção rara causada pela ameba comedora de cérebro são:
- Mudança no olfato ou paladar;
- Dor de cabeça;
- Pescoço duro;
- Sensibilidade à luz;
- Enjoo;
- Vômito;
- Pessoa fica confusa e sonolenta;
- Convulsões.
Esse tipo de infecção pode ter uma rapida progressão e ser fatal, dentro de 10 dias.
Tratamento
O tratamento deve ser avaliado por um médico. Mas, na maioria das vezes os pacientes são medicados com alguns remédios. Porém, como são poucas pessoas que sobrevivem não se sabe ao certo qual o melhor tratamento.