Anvisa orienta população a notificar reações colaterais pós vacinas e tratamentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta novamente a importância de profissionais de saúde e cidadãos avisarem eventuais reações adversas causadas pelo uso de medicamentos ou tratamentos, incluindo vacinas.
Segundo Helaine Capucho, gerente de farmacovigilância da autarquia, a pandemia da covid-19 conferiu ainda mais importância à farmacovigilância, já que a urgência obriga autoridades sanitárias de diversos países a encurtarem prazos de processos e analisarem, em tempo recorde, pedidos de uso de medicamentos desenvolvidos em pouco tempo.
“Para trazer as respostas de que precisamos, os prazos para realização de estudos [científicos] estão sendo encurtados. Em alguns casos, há também uma redução do número de participantes e do tempo de acompanhamento destes participantes. (…) Temos produtos novos e precisamos monitorar o que está acontecendo. Muitas vezes, ficamos sabendo dos efeitos adversos pela mídia”
Helaine Capucho, gerente de farmacovigilância da autarquia
A especialista reforça a importância de profissionais da saúde, e população em geral, que devem ser reportados quaisquer efeitos adversos pós uso de medicamentos e vacinas. Sendo muito ou pouco graves, a notificação de eventuais reações colaterais deverá ser feita pelo sistema VigiMed.