Após 2 anos de reforma, UBS Vila Brasil retoma os atendimentos nesta segunda (11)
Depois de dois anos e três meses fechada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil, em Londrina, no norte do Paraná, voltou a abrir as portas nesta segunda-feira (11). A unidade estava passando por reformas desde janeiro de 2020. A última melhoria havia sido feita em 2012.
Durante esse período de obras, a unidade chegou a atender no pátio da Escola Municipal da Vila Brasil, enquanto as aulas estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19. Quando as aulas voltaram, a unidade orientou os pacientes a procurarem a UBS que fica no centro.
- Confira também: Transmissão de culto grava rajada de tiros e pastor continua celebração sem se abalar; vídeo
Agora, os 293,31 metros quadrados tiveram troca de pisos, pintura geral, troca de portas e janelas, adequação na cobertura e ajustes em paredes, melhorias em calçadas, pontos de acessibilidade, melhorias em salas e ambientes. As estruturas elétricas, hidráulicas, os pisos táteis e mobiliários também passaram por melhorias.
A UBS conta com três consultórios médicos, sala de curativos, consultório odontológico, sala para Agente Comunitário de Saúde, farmácia, salas de inalação, vacinação e coletas de exames, assim como recepção e estacionamento. Dois clínicos gerais, um pediatra e um médico ginecologista atenderão a comunidade durante a semana.
“Ainda faltam 16 unidades para serem reformadas, mais a UBS da Vila Fraternidade, que está sendo construída. Neste momento, duas unidades estão na fase final de reforma, a do Vivi Xavier e de Lerroville, e nossa expectativa é que até o começo de maio estas duas unidades possam ser devolvidas para a comunidade.”
complementa o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
A obra custou R$153.431,03. A UBS fica localizada na Rua Argentina, número 600.