Após filas e aglomerações, Prefeitura vai até hospitais para vacinar profissionais de saúde
Os últimos dias em Curitiba foram cercados por polêmicas após usuários registrarem muita aglomeração e uma imensa fila para a vacinação contra a covid-19 no Centro de Eventos Positivo, mais conhecido como ‘Pavilhão da Cura’, no Parque Barigui.
Na quinta, a Prefeitura de Curitiba chegou a suspender a imunização por meio de uma nota. “Aqueles que tinham horários agendados para a noite desta quinta-feira não devem ir ao local e aguardar novas orientações”.
Apesar disso, na manhã desta sexta (29) a cena se repetiu e gerou muita revolta. No barigui, a fila chegou a dar voltas no estacionamento.
Aglomeração para tomar vacina em Curitiba gera polêmica e prefeitura muda estratégia
Após o registro de longas filas, aglomeração e muita espera, a Prefeitura de Curitiba decidiu nesta tarde mudar a estratégia da vacinação. A princípio, profissionais serão encaminhados a cinco hospitais da cidade para fazer a imunização dos trabalhadores da saúde que fazem parte do grupo prioritário.
Em coletiva de imprensa, Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba, informou que os hospitais serão:
- Evangélico Mackenzie
- Cajuru
- Pequeno Príncipe
- Hospital do Trabalhador
- Hospital de Clínicas
Conforme Márcia, a mudança na estratégia se dá com o objetivo de evitar aglomerações. Além disso, a secretária informou que o problema com as filas aconteceu pela falta de agendamento no aplicativo “Saúde Já”, pois uma informação falsa teria orientado os profissionais a irem até o pavilhão mesmo sem o agendamento, o que gerou tumulto.
“Trata-se de um processo novo para todos, que estamos aprimorando, além de melhorar o diálogo com os hospitais. Não queremos e não vamos perder o controle da vacinação do grupo prioritário”, assegurou ela, reforçando que a vacinação está sendo descentralizada a partir desta sexta.
Ao todo, Curitiba deve vacinar 79 mil indivíduos do grupo prioritário, e o problema com as filas e aglomerações será solucionado e não deve se repetir.
“Foi um aprendizado. Com o cidadão, não teremos o problema que tivemos. Nós tivemos um ‘boom’ de gente cadastrada no aplicativo. Nós estamos com um esquema muito bem montado”, concluiu Márcia.