Arcebispo de Cascavel fará cirurgia para retirada de tumor na próxima segunda (15)
O arcebispo de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, irá passar por uma cirurgia para retirar um tumor recém-descoberto no cérebro na próxima segunda-feira (15), às 8h, no Instituto de Neurologia de Curitiba, na capital do Paraná.
De acordo com a Arquidiocese, o procedimento deve durar entre 3h e 4h. A expectativa dos médicos é que a máxima retirada do tumor, que possui um “volume considerável” e está posicionado na região frontal esquerda.
Na cirurgia serão usados um Neuronavegador, software que consegue unir a imagem da ressonância magnética realizada antes do procedimento e a anatomia do paciente em tempo real, e o corante 5 ala (ácido 5-aminolevulínico), que faz com que o tumor adquira uma coloração avermelhada para facilitar sua visualização.
O arcebispo foi internado depois de desmaiar no meio de uma missa, na Paróquia Sagrado Coração de Maria, em Cascavel, no último domingo (7). Após a realização de exames, foi constatado o tumor no cérebro e nesta sexta-feira (12), ele chegou em Curitiba para receber o tratamento adequado.
Baruffi foi nomeado Bispo Diocesano de Cascavel pelo papa Francisco no final de outubro. A cadeira estava vazia desde março, após a morte do então arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos. Dom Adelar atuava como bispo diocesano de Cruz Alta (RS).