Arquidiocese de Curitiba orienta padres pela suspensão de todas as celebrações religiosas

por Daniela Borsuk
com Arquidiocese de Curitiba
Publicado em 27 fev 2021, às 12h50.

Na manhã deste sábado (27), o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, orientou aos padres que suspendam todas as celebrações religiosas previstas para o final de semana.

Anteriormente, o arcebispo havia sugerido a realização de missas presenciais com público reduzido, mas a nova orientação foi direcionada para obedecer ao decreto da Prefeitura de Curitiba, publicado na noite de sexta-feira (26), que proíbe a realização de qualquer atividade religiosa presencial.

A mudança ocorreu depois de o governo do estado ter também publicado um decreto com medidas de combate à covid-19, mas que autorizava as celebrações, desde que tivessem público reduzido a 15% da lotação. As medidas da prefeitura, portanto, prevalecem sobre as do estado, pois são mais restritivas.

Leia a íntegra a orientação de Dom Peruzzo encaminhada aos padres:

“Caríssimo Padre,
Ontem à tarde foi-lhe enviado um comunicado acerca da Resolução exarada pela Secretaria Estadual de Saúde. Baseada em Decreto do Governo Estadual a mesma restringia o uso das atividades religiosas presencias face à realidade da covid-19. Em acatamento à determinação foi enviado um roteiro aos padres. O uso dos templos estava limitado a 15%, com todas as outras observância já conhecidas.
Todavia, ontem à noite, após as 21h, foi publicado um Decreto da Prefeitura Municipal de Curitiba desautorizando as celebrações presenciais neste final de semana. Conversei pessoalmente com o Sr. Prefeito. Relatou-me que já temos em Curitiba as variantes do covid-19, muito mais transmissíveis do que a primeira.
Segue, pois, o que nos toca corresponsabilidade. Em vez de 15% de presença nas igrejas, é recomendável que nos templos sitos no Município de Curitiba não haja celebrações presenciais neste final de semana. Apenas algumas poucas pessoas para manter as celebrações virtuais. E que estas recebam grande destaque. Recebo muitas mensagens a me pressionar pelas celebrações presenciais. Mas se está em jogo o cuidado com a vida, certamente o Senhor da Vida recomenda-nos bom senso. Não nos atrevamos a “tentar o Senhor nosso Deus”.
Dom José Antonio Peruzzo
Arcebispo