Arritmia cardíaca: entenda problema que afetou Tite na Libertadores

A princípio, a arritmia cardíaca de Tite foi causada pela mudança de altitude do Rio de Janeiro para La Paz, na Bolívia

Publicado em 23 ago 2024, às 20h42.

Na noite da última quinta-feira (22), o treinador de futebol Tite, de 63 anos, teve um episódio de arritmia cardíaca por conta da altitude. O técnico do Flamengo estava com o time em La Paz, na Bolívia, para um jogo entre o rubro-negro e o Bolívar.

Arritmia cardíaca: entenda problema que afetou Tite na Libertadores
A arritimia cardíaca de Tite foi causada pela mudança na altitude (Foto: Thiago RIbeiro/AGIF)

Conforme nota oficial do Flamengo, exames confirmam que Tite teve um quadro de fibrilação atrial, um dos tipos de arritmia cardíaca. A condição acontece quando há irregularidade nos batimentos cardíacos e causa um descompasso entre átrios e ventrículos.

Mudanças drásticas de altitude podem desencadear o problema, pois a diferença pode sobrecarregar o coração. No caso de La Paz, que está cerca de 3,5 mil metros acima do nível do mar, a pressão atmosférica é menor do que a comparada com a do Brasil. Dessa forma, o coração precisa fazer um esforço maior para funcionar normalmente e oxigenar o sangue.

De acordo com o médico Marcelo Franken, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein, a condição aconteceu como um método do corpo para se adaptar à mudança. “O organismo precisa lançar mão de mecanismos para se adaptar a essas mudanças, como por exemplo, o aumento da frequência cardíaca e a liberação de adrenalina”, explicou. “Associados à diminuição do oxigênio circulante, eles podem sobrecarregar o coração e levar ao surgimento de arritmias”.

Além disso, o “mal de altitude” pode causar edema cerebral, que gera dor de cabeça, tontura e sonolência, ou edema pulmonar, que provoca falta de ar. No caso da arritmia cardíaca de Tite, o técnico teve que retornar ao Brasil para acompanhamento do caso. Não houve necessidade de cirurgia, e ele está sendo tratado apenas com medicamentos no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. 

Além do caso de Tite, o que mais causa arritmia cardíaca?

Ao todo, existem dois tipos de arritmia: as que aceleram o coração (taquicardias) e as que tornam os batimentos mais lentos (bradicardias). De acordo com o dr. Franken, há inúmeras causas para esse problema.

Arritmia cardíaca: entenda problema que afetou Tite na Libertadores
Tite está internado no Hospital Copa Star (Foto: Reprodução/MV)

A fibrilação atrial, que é a arritmia cardíaca que Tite teve, é mais comum em pessoas mais velhas. Na fase aguda, ela pode provocar redução da capacidade de bombeamento de sangue pelo coração, o que pode levar a tontura, desmaio, falta de ar e dor torácica.

Contudo, se persistir de forma crônica e não controlada, há riscos mais graves; Alguns desses são insuficiência cardíaca e formação de coágulos no coração, que podem se desprender e levar a um acidente vascular cerebral (AVC). 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!