Atendimento coronavírus por telefone: saiba como tirar sua dúvida

Publicado em 15 abr 2020, às 00h00.

Se você tem dúvidas em relação a Covid-19, não se preocupe. No Paraná, você pode obter todo o suporte no atendimento de coronavírus por telefone, já que estudantes e profissionais da área da saúde estão disponíveis 24 horas por dia para tirar as dúvidas dos paranaenses pelas centrais de atendimento instaladas pelo Governo do Estado em sete regiões.

Atendimento coronavírus por telefone: órgão já recebeu sete mil ligações

De acordo com o Governo do Estado, desde o primeiro caso de Covid-19 em 13 de março a central já recebeu mais de sete mil ligações de todo Paraná.

Além disso, a Ouvidoria de Saúde ganhou um reforço de 30 estudantes dos últimos períodos de medicina, que se revezam em quatro turnos para tirar as dúvidas que chegam pelos telefones 0800 644 44 14 ou (41) 99117-3500 (só recebe), pelo Whatsapp (41) 3330-4414 ou pelo site www.saude.pr.gov.br, no link da Ouvidoria.

Conforme Yohhan Garcia de Souza, ouvidor-geral de Saúde do Paraná, o atendimento é prestado desde pessoas que têm dúvidas sobre seu quadro clínico, até aquelas que querem informações sobre as medidas adotadas pelo Paraná e as orientações do Ministério da Saúde.

“As pessoas são orientadas corretamente quando buscar o pronto-atendimento ou quando os sintomas podem ser de outras síndromes respiratórias. Desta forma, são menos pessoas saindo na rua ou indo à Unidade de Saúde, o que pode colocar elas ou os outros em risco”, ressalta.

Segundo Laura Bolleta Marques, estudante do último ano de medicina da Universidade Positivo, o trabalho é importante para tranquilizar a população.

“Às vezes recebemos ligações em que a pessoa diz que não sabe se o que está sentindo são sintomas de ansiedade ou da Covid-19. Por isso é importante ter esses canais para prestar o melhor atendimento possível, que tranquilize quem está do outro lado da linha”, ressalta.

Saiba como entrar em contato no interior de todo o Paraná

As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) também montaram centrais de atendimento para orientar a população.

Nas cidades, professores e alunos atuam em conjunto com as prefeituras e Regionais de Saúde.

central covid

(Foto: divulgação AEN)

No total, foram selecionados 114 atendentes por meio de uma chamada pública aberta em parceria pela Superintendência Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Estado da Saúde, a Fundação Araucária e as universidades estaduais.

A ação faz parte do edital que prevê um investimento de R$ 8 milhões em ações de prevenção e combate ao coronavírus.

  • CAMPOS GERAIS

Na UEPG, o serviço é no número 0800 200 4300. A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Saúde.

Para o trabalho, os estudantes passaram por um treinamento para alinhar a linguagem e receber orientações sobre as estratégias de atendimento.

  • CENTRO

Em Guarapuava, três professores e 12 estudantes do quarto e do quinto anos do curso de Enfermagem da Unicentro começaram no dia 2 de abril os atendimentos em um call center, que vai operar como um complemento à Central de Atendimento para essoas com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus instalada pela Prefeitura, que funciona pelo número 0800 642 0019.

O call center foi montado na unidade-escola de Enfermagem, no campus Cedeteg da Unicentro, e conta com cinco ramais na unidade-escola para atender as ligações.

  • NORTE PIONEIRO

No Norte Pioneiro, a UENP iniciou uma Central de Informações sobre a covid-19. A equipe é formada por 12 alunos do curso de Enfermagem da instituição, além de três professores orientadores.

Os atendimentos são realizados das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. A central atende pelo número 0800 645 1525.

  • NOROESTE

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) criou uma plataforma digital com uma rede de atendimento remoto que tira dúvidas sobre a Covid-19.

O portal de Evidências Científicas pode ser acessado pelo link www.cpr.uem.br/index.php/covid-19-evidencias e traz textos de estudantes e professores falando sobre a prevenção, cuidados e combate à pandemia.

  • NORTE

Cerca de 20 bolsistas e voluntários participam do projeto UEL pela Vida contra o coronavírus, que leva informações e apoio à população por meio de call center.

Uma equipe de cinco profissionais e estudantes da área de saúde faz o atendimento pelo número 0800 400 1234.

central atendimento covid

Foto: Ari Dias/AEN.

Os extensionistas trabalham em turnos, com retaguarda da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. O Disque Corona funciona das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h aos finais de semana.

  • OESTE

A Unioeste instalou duas linhas telefônicas: em Cascavel no 0800 200 4501, e em Foz do Iguaçu pelo número 0800 200 4502.