Aulas presenciais voltam em Cambé com sistema híbrido, nesta terça-feira (18)

Publicado em 17 maio 2021, às 13h00.

Nesta terça-feira (18), o sistema municipal público de educação de Cambé, norte do Paraná, volta a receber alunos nas salas de aula. O retorno será organizado em modelo híbrido, em que parte dos alunos permanecem tendo aulas online, e a outra parte estará na escola. 

Para o funcionamento nos próximos dias, foi realizada uma pesquisa pela Secretaria de Educação de Cambé, através da direção dos colégios. Os pais dos alunos foram consultados se eram favoráveis ao retorno. De acordo com a secretária de educação Estela Camata, 54% optou pelas aulas presenciais com sistema híbrido.

A secretária explica que o grupo de alunos que retornará às escolas ainda será dividido em duas turmas. Por exemplo, de uma sala de 25 alunos, apenas 15 tiveram permissão dos pais para frequentar as salas de aula. Esses 15 estudantes serão separados em grupos distintos. Em uma semana, sete crianças vão presencialmente, enquanto as outras oito continuam em casa acompanhando as aulas de forma remota. Na semana seguinte, o grupo que contém 8 estudantes poderá frequentar as classes, e os outros colegas voltam ao ensino virtual. A cada semana os alunos revezam. 

Com a porcentagem de aceitação, é possível manter poucas crianças no local. Desta forma, evita-se aglomerações e as medidas de segurança conseguem ser cumpridas.

Os 46% dos estudantes que os pais não autorizaram o retorno continuam pelo sistema on-line, sem mudanças. Serão 43 unidades de ensino que voltam com o atendimento presencial.