Bebê de seis meses morre por coqueluche no Paraná

A morte de outro bebê por coqueluche, no Paraná, está sendo investigada

Publicado em 25 jul 2024, às 17h14. Atualizado às 17h15.

Um bebê de seis meses morreu vítima da infecção respiratória coqueluche, em Londrina, no Norte do Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o Ministério da Saúde já foi notificado. Além disso, a Sesa investiga ainda uma segunda morte pela doença, em um bebê de três meses, da cidade de Irati, no Centro-Sul do Estado.

Bebê de seis meses morre por coqueluche no Paraná
A morte de outro bebê por coqueluche no Paraná está sendo investigada (Foto: Ilustração/Pixabay)

Leia também:

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Formas de proteção contra coqueluche em gestantes

Uma das formas de proteção contra a doença é a vacinação durante a gravidez, dessa forma, auxilia o bebê a ficar protegido, por meio da transferência de anticorpos que acontece durante a gestação. Segundo a Sesa, a dose da vacina deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20° semana da gravidez e pode ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê.

Formas de proteção contra coqueluche em crianças

Nas crianças, a imunização nas crianças ocorre por meio da vacina pentavalente e DTP, segundo a Sesa. A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!