Bolsonaro entrega exames que deram negativo para STF

por Gabriel Azevedo
com informações da Agência Brasil
Publicado em 13 maio 2020, às 00h00.

Os exames apresentados pela defesa do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) mostram que o chefe do Poder Executivo não estava infectado pelo novo coronavírus na época dos testes. O presidente entregou exames com codinome (Airton Guedes e Rafael Augusto), mas o CPF, o RG e os documentos informados nos papéis são de Bolsonaro.

Os exames foram divulgados nesta quarta-feira (14), após uma determinação do ministro do STF Ricardo Lewandowski.

A medida foi tomada após a Advocacia-Geral da União (AGU) entregar espontaneamente os exames do presidente, que deram negativo para o novo coronavírus.

O caso envolveu uma ação do jornal O Estado de S.Paulo para que Bolsonaro fosse obrigado a entregar os laudos ao jornal. Em março, o presidente informou que testou negativo nos dois exames que realizou.

Exames de Bolsonaro

Entre 7 e 10 de março, o presidente Bolsonaro esteve em viagem oficial aos Estados Unidos e 23 pessoas de sua comitiva contraíram o Covid-19. Bolsonaro diz que fez o exame duas vezes no mês de março.

Antes da decisão judicial, o presidente Jair Bolsonaro, em redes sociais, já tinha anunciado que os resultados dos testes deram negativos, mas se recusava a mostrar os laudos, alegando que ele tinha o direito de manter o resultado em segredo.