Brasil tem 20 casos de varíola dos macacos em crianças até 4 anos; 2 são em bebês
O Brasil já tem 20 casos confirmados de varíola dos macacos em crianças de 0 a 4 anos. A informação é do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira (22). Ainda conforme apuração do portal R7, dois destes casos são em bebês com menos de um ano de vida.
- Leia também:
Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou que um bebê do sexo masculino de 10 meses apresentou sintomas da doença no último dia 11. Um exame foi realizado e confirmou a varíola dos macacos.
“A criança se encontra em isolamento domiciliar e, no momento, está clinicamente estável e sem sinais de agravamento, com quadro clínico característico para a doença, com febre e lesões cutâneas”,
diz a pasta em nota.
Na Bahia, um bebê de dois meses testou positivo para a doença no dia 5 de agosto. Até o momento, a Secretaria da Saúde do Estado não informou mais detalhes a respeito do caso.
- Veja ainda: VÍDEO: Agentes de endemia protestam contra retirada da pauta de piso salarial, em Londrina
Segundo o Ministério da Saúde, as crianças são consideradas grupo de risco por não terem um sistema imunológico capaz de combater o vírus. Contudo, isto não signifique que todas irão evoluir para quadros graves.
Até o momento, a única morte registrada pela doença no Brasil foi de um homem de 41 anos com imunossupressão grave, que estava internado em Belo Horizonte (MG).