Brasileira pensa que está engordando e descobre tumor de 46 kg; veja fotos

por Isadora Deip
com informações do R7 e supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 2 set 2022, às 17h00. Atualizado às 17h02.

Uma mulher de 45 anos passou por uma cirurgia no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no Rio de Janeiro, após descobrir um tumor de 46 quilos no abdômen. O procedimento foi feito na quarta-feira (31). Segundo o cirurgião-geral Glaucio Boechat, que realizou a cirurgia, a mulher achou que estava apenas engordando e não imaginou que corria risco de morte.

A paciente deu entrada no hospital com queixas de dificuldade respiratória. Ela foi encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e foi submetida à uma tomografia que mostrou a massa gigante. Conforme relatos da paciente, o ganho de peso começou há cinco anos.

“Se não operasse, ela não ia conseguir respirar e nós optamos por fazer a cirurgia e ressecar essa massa. […] Se não operasse ela ia morrer, podia morrer até dormindo”, conta Boechat.

Além de remover todo o tumor, a equipe médica retirou o útero e dois ovários da mulher. Ela também precisou receber transfusão de sangue. O procedimento durou aproximadamente duas horas e teve a participação de três anestesistas, dois residentes de cirurgia e quatro auxiliares de enfermagem, além do cirurgião.

O resultado da biópsia, divulgado em até 20 dias, deve confirmar o local exato onde o tumor começou e se ele é benigno ou maligno.

A paciente segue internada na UTI, mas está fora do respirador e já se alimenta normalmente. “Ela está melhorando aos pouquinhos, melhor do que esperávamos”, comemora o cirurgião, que até já estuda a alta médica.

Confira imagens do tumor de 46 kg descoberto na paciente:

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.