Cambé devolve vacinas contra Covid-19 após parte da população não voltar para a 2ª dose
Após aproximadamente 10% dos moradores de Cambé, no norte do Paraná, não retornarem para completar a imunização contra a Covid-19, a cidade devolveu doses da Pfizer que seriam aplicadas nos moradores. No total, 2.820 doses da Pfizer com prazo de validade próximo do vencimento foram recolhidas. O imunizante seria perdido no dia 22 de dezembro. Um novo lote de vacinas será entregue para a cidade.
A prefeitura divulgou dados que mostram que foram vacinadas aproximadamente 76 mil pessoas acima de 18 anos com a 1ª dose. Entretanto, pouco mais de 67 mil retornaram para completarem a imunização. O grupo com maior taxa de abstenção é a população geral, com 6.880 pessoas que não tomaram 2ª dose. Em seguida, estão 340 profissionais da Saúde; 291 professores e profissionais da Educação e Assistência Social; e 160 pessoas com comorbidades.
Conrado Scheller (DEM), prefeito de Cambé, informou à RICtv que a cidade não ficará sem imunizante. As doses devolvidas serão repostas por outro lote com outra data de validade, que possam ficar guardadas por mais tempo.
“Vamos receber, no dia 23, até um lote maior, de 3.100 vacinas. Agora, por que essas vacinas foram trocadas? Por que sobrou esse tanto de vacina? Porque 8 mil pessoas não voltaram para a 2ª dose da vacina, apesar de todo o nosso trabalho […]. Nós abrimos, aqui em Cambé, datas exclusivas para repescagem e 180 pessoas só vieram,”
explicou Scheller.
O prefeito também comentou sobre a impossibilidade de passar as vacinas para o público mais novo. Por orientações do Ministério da Saúde, somente jovens de 12 a 17 anos podem ser imunizados contra o novo coronavírus.
“Eu não posso avançar num público que não está permitida a vacinação. Então, se eu tenho duas mil vacinas, eu posso vacinar crianças de 11 anos? Não posso. É uma irresponsabilidade minha, se eu tomar uma decisão que não esteja amparada pelo Ministério da Saúde”,
disse Scheller.
A reportagem tentou contato com a 17ª Regional da Saúde para informações sobre a distribuição das doses próximas do vencimento, mas não houve retorno até o momento.
No dia 10 de dezembro, haverá repescagem para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca (Fiocruz) até o dia 15 de outubro. A aplicação acontece na rodoviária (Avenida Brasil, nº 1336).