Campanha contra a poliomielite: 106 unidades de saúde participam em Curitiba

A campanha reforça a proteção contra a poliomielite e aumenta a cobertura vacinal

por Lucas Novak
Com revisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 27 maio 2024, às 18h47.

Começou nesta segunda-feira (27), em Curitiba, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Participam da ação, que vai até 14 de junho, 106 unidades de saúde, o dia D de mobilização acontece em 8 de junho.

Campanha contra a poliomielite em Curitiba conta com 106 unidades de saúde
Todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo com a carteira de vacinação atualizada, devem receber uma dose extra da vacina (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Os horários e endereços estão disponíveis no site Imuniza Já Curitiba. Todas as crianças de 1 a 4 anos, mesmo com a carteira de vacinação atualizada, devem receber uma dose extra da vacina. Menores de 1 ano são vacinados conforme o esquema primário de três doses da vacina inativada da poliomielite (VIP).

A campanha reforça a proteção contra a poliomielite e aumenta a cobertura vacinal, estimada em 90.012 crianças de 1 a 4 anos em Curitiba. Segundo a Prefeitura, a meta é atingir uma cobertura de 95%, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Em Curitiba, a cobertura da VIP para menores de 1 ano é de 88,2%. Para a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a cobertura está em 86,5% para o primeiro reforço e 79,7% para o segundo reforço.

Secretária fala sobre importância da campanha contra poliomielite

Beatriz Battistella, secretária municipal da Saúde, e Alcides de Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, enfatizam a necessidade de aumentar a cobertura vacinal para proteger a população infantil e evitar a reintrodução do vírus.

A poliomielite é uma doença que pode causar paralisia e até morte. Embora o Brasil esteja livre do vírus desde 1989, a vacina é a principal forma de prevenção, e a baixa cobertura vacinal coloca o país em alto risco de reintrodução do poliovírus.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.